Nesta quarta-feira (20/03/19), a Prefeitura vai promover a cerimônia de posse dos novos Agentes Mirins de Defesa Civil, que vão atuar no município durante este ano. O evento será às 9h30, no Bloco J do Auditório da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Além do chefe do Executivo, Mário Hildebrandt, participam da ação o responsável pela Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), Carlos Olímpio Menestrina, e lideranças do município. Ao contrário dos anos anteriores, Blumenau terá este ano um incremento no número de agentes, passando de 33 para 90 participantes.
Além da posse dos novos agentes, a Prefeitura também vai oficializar o início dos trabalhos do projeto Defesa Civil na Escola, que vai atuar com orientações de prevenção contra desastres em 14 escolas da cidade. Para a Defesa Civil, o aumento no número de agentes mirins tem como objetivo permitir a capacitação de um maior número de estudantes para que se tornem multiplicadores de práticas de sustentabilidade, como já é feito pela Defesa Civil junto à população.
O aumento no número de agentes mirins neste ano em Blumenau também é resultado da ampliação de 10 para 14 escolas que vão participar das atividades de prevenção no município. Os 90 novos agentes são estudantes da Escola Básica Municipal (EBM) Professor Oscar Unbehaum, no bairro Água verde, e das Escolas de Educação Básica (EEB) Padre José Maurício e Jonas Rosário Coelho Neves, nos bairros Progresso e Fidélis, respectivamente.
Ao contrário dos agentes mirins que desenvolvem atividades em escolas e outros locais do município, o projeto Defesa Civil na Escola atua diretamente nas unidades educacionais, tornando-se um programa de prevenção para tornar as comunidades mais seguras a partir do trabalhos juntos aos estudantes. Na prática, as orientações são desenvolvidas com alunos dos 4º e 5º anos em três módulos: “O que é Defesa Civil”, “Percepção de Risco” e “Desastres”. No final dos encontros, os estudantes recebem da Prefeitura o certificado de “Turmas Parceiras da Defesa Civil”.
Fruto de uma parceria da Prefeitura com o Fundo da Infância e Adolescência e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Blumenau, o Defesa Civil na Escola iniciou as atividades em 2013 em duas unidades educacionais. No mesmo ano, o programa contemplou 10 escolas, sendo reconhecido oficialmente pelo Conselho Municipal de Educação.
Por Joni César [SECOM/BNU]