Fotos: Gabriel Silva
No dia 19 de dezembro, a ONG Voluntariado da Saúde do Hospital Santa Isabel (HSI), proporcionou momentos especiais para pacientes e colaboradores. Usando um gorro de Papai Noel, os integrantes passearam por corredores e quartos, espalhando canções natalinas acompanhadas pelo som de sininhos e um violão.
Os acompanhantes dos pacientes internados se envolveram e engrossaram o coro, sempre que a equipe passava por perto dos quartos ou postos de enfermagem. A ação que teve direito a cartão de Natal personalizado, chamou a atenção e acabou registrada em celulares, depois postada nas redes sociais.
A ONG Voluntariado da Saúde trabalha há mais de 30 anos no hospital e desenvolve ações como arrecadar fundos com bazar, cuja renda é investida para proporcionar mais conforto aos internados. Às vezes simplesmente levar “uma escuta ou palavra amiga” a quem precisa.
“A gente sabe que nessa época do ano as pessoas estão ainda mais fragilizadas por estarem internadas, por isso é bom receber um pouco mais de carinho através da música”, comenta Lúcia Dobuchack, uma das fundadoras da ONG. Ela fez uma cirurgia recentemente e participou de cadeira de rodas, pois não aceitou a ideia de ficar em casa e perder a oportunidade de “espalhar luz”.
Assim como a ONG, muitas pessoas passaram por hospitais, creches, asilos, orfanatos e até prisões levando mensagens de bondade e fraternidade. Dezembro com seu grande coração aberto pelo Natal passará. Mas que 2019 mantenha ainda mais forte a chama de doar-se ao próximo, nem que seja para escutar, abraçar e mostrar que essa pessoa é importante. Talvez um dia também precisaremos disso tudo.
Com informações de Leticia Venera do HSI