Pizzaria aposta no mercado fitness, com massa integral, tilápia e cacau; em Blumenau

Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen

Muitas pizzarias estão começando a apostar cada vez mais no mercado fitness, unindo o prazer de um dos pratos mais consumidos no mundo, com menos calorias. Foi de olho nesse segmento que a Pedi Pizza desenvolveu através do chef pizzaiolo Diovani Degan, produtos para atingir um público que frequenta academias e preza pela boa forma.

 

Mestre pizzaiolo Diovani Degan, da Pedi Pizza

 

“As pessoas estão cuidando mais da saúde, por isso usamos a Anaconda, melhor farinha do mercado, 100% integral e também à base de batata doce. Esse tipo de farinha usa a casca do trigo, melhorando a digestão e reduzindo o glúten”, comenta Degan.

O lançamento aconteceu no final de novembro, quando foram convidados donos de academias, nutricionistas, personal trainers da região e o portal OBlumenauense. No evento foram oferecidos cinco sabores com massa integral. Três deles foram escolhidos em uma votação no dia, para compor o cardápio do estabelecimento.

 

 

Foram as de Tilápia à Portuguesa, Tilápia ao Molho de Maracujá, Frango Fit (Mussarela de búfala, frango e brócolis), Caprichosa, Zucchine (abobrinha, mussarela de búfala e gergelim preto) e Marguerite Fit . As escolhidas foram Zucchine, Marguerite Fit e a Tilápia ao Molho de Maracujá.

As que mais chamaram a nossa atenção foram as pizzas que levam tilápia, um dos peixes de água doce mais populares na nossa região. “Sempre quis lançar algo diferenciado em Blumenau e a gastronomia tem trabalhado muito com a tilápia. E porque não usá-la na pizza? Aí deu mais certo ainda por causa da massa integral”, destaca Degan.

Foram oferecidas durante o evento a pizza de tilápia portuguesa, que leva ovos picados e champignon, além de queijo muzzarela com zero de lactose. O outro sabor foi tilápia ao molho maracujá, usando o mesmo queijo. Usar peixe em pizza não é novidade, afinal tem as tradicionais de atum, aliche e até salmão.

Outra aposta foi nas pizzas doces, em que a massa leva 50% de cacau. É o caso da pizza de chocolate, onde o cacau quebra um pouco da doçura, além de apresentar uma textura diferenciada. “A gente brinca dizendo que é o ponto de petit gateau, porque é mais fofa, diferente da tradicional onde sobressai a crocância”, explica Degan.

A aceitação tem sido muito boa, principalmente de cappuccino, uma das que mais faz sucesso. Foi uma criação de Degan, que leva creme de cappuccino, doce de leite e lascas de chocolate.

 

 

Toda essa inspiração vem com seus 14 anos de experiência no ramo de pizzas e da formação no Instituto Gourmet da Pizza, que fica em Curitiba (PR). “Só faz esse curso quem tem mais de 10 anos de profissão. Durante 15 dias, foi posto à prova nosso conhecimento, além de recebermos novas informações. Hoje nossa pizzaria integra a Federação Brasileira de Mestres e Pizzaiolos (FEBRAMEPI), fundada há três anos. Esses profissionais estão capacitados a dar cursos e buscar inovações com o aval da federação”; comenta Degan.

O pizzaiolo destacou que no curso há muito foco em questões técnicas para padronizar coberturas, massas e os processos. Como exemplo, citou a precisão no peso de cada ingrediente. “Para fazer essa massa de chocolate, por exemplo, tivemos que observar as temperaturas desde que saem da masseira, até quando ficam maturando, ou seja, descansando fora”, explicou Degan.

Essas são algumas das opções da pizzaria que oferece todos os sabores tradicionais. Também vale destacar uma área aberta e fechada, onde é possível degustar as delícias produzidas no estabelecimento, localizado na Rua Sete de Setembro, 2555, logo depois do Supermercado Angeloni.

O foco da empresa, que surgiu em fevereiro, são as tele entregas. O fundador atuava no mercado de imóveis e resolveu apostar nesse concorrido segmento, mas conta com a experiência e expertise de Diovani Degan e Rafael Rodrigues.