Pesquisadores fazem Atlas da Bacia Hidrográfica do Itajaí que abrange 45 municípios

 

 

O “Atlas da Bacia Hidrográfica do Itajaí: Formação, Recursos Naturais e Ecossistemas” é um trabalho de pesquisa científica que levou 20 anos para ser concluído. O estudo abrange 47 municípios da bacia do Itajaí e envolveu mais de 14 pesquisadores da Universidade Regional de Blumenau (FURB), além de dois da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O texto foi elaborado de forma integrada abordando capítulos de geologia, solos, geomorfologia, hidrografia, clima, vegetação, usos e ocupação do solo, fauna e zoneamento ecológico sendo ilustrado por fotografias coloridas, diagramas, tabelas e mapas temáticos.

No prefácio, um dos organizadores do Atlas, professor Juarês José Aumond diz que “o Atlas Bacia do Itajaí veio preencher uma lacuna existente no conhecimento integrado da bacia, tornando-se o primeiro e mais importante conjunto sintetizado de informações técnicas e científicas, necessárias para embasar o planejamento regional e local. As informações aqui reunidas em um único texto, aliado à cartografia temática constitui ainda hoje um documento, não só de valor histórico, mas também é uma contribuição ao planejamento das atividades urbanas e rurais, inclusive para o turismo e o ecodesenvolvimento da Bacia do Itajaí, pois facilita a captura de informações e seu cruzamento”, escreveu.

Para o professor Aumond, o Atlas é uma obra destinada aos administradores municipais, regionais, técnicos das várias áreas do conhecimento, estudantes dos mais diversos níveis, professores e pesquisadores universitários e do ensino médio e fundamental.

Outra parte interessante, é que está disponível gratuitamente na internet. Quem quiser baixar o arquivo em PDF (35 Mb), basta clicar aqui.

Com informações de Giovana Pietrzacka, da FURB