Inspirado em Kafka, espetáculo Certos Cães estreia dia 8 de agosto em Blumenau

 

Por Talita Garcia

Certos cães têm moradia fixa, uma família que os nutra, têm com quem conviver. Outros não. Outros cães são solitários, vivem do jeito que conseguem. E quanto a ti, o que te nutre? Esta é a reflexão a que se propõe o espetáculo teatral Certos Cães, que estreia no dia 8 de agosto (quarta-feira), às 20h, no Espaço Elfy Eggert da Fundação Cultural de Blumenau, e será reapresentado nos dois dias seguintes (9 e 10), no mesmo horário e local. A última apresentação será seguida de um debate sobre o processo de construção da montagem. Nos três dias, a entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no local, uma hora antes do início das sessões. O público será limitado a 50 pessoas por apresentação, por isso, é importante chegar com antecedência. A classificação indicativa é livre.

 

Processo Criativo foi inspirado em conto de Kafka e na trajetória pessoal do ator Silvio José da Luz | Foto: Roberto Morauer

 

Criação artística colaborativa, Certos Cães é um espetáculo solo, que nasce do diálogo entre o conto Investigações de um cão (1922), de Franz Kafka, e a trajetória pessoal e profissional do ator, diretor e professor de Teatro blumenauense Silvio José da Luz. Em cena, tal qual o narrador do texto kafkiano, Da Luz é “o cão” que investiga, silencioso e solitário, as relações estabelecidas entre os membros da sociedade canina que integra, questionando-se sobre a origem do alimento, por que poucos o possuem e o que de fato lhe nutre – o tempo todo sob o olhar vigilante e a interferência coercitiva do diretor-adestrador Roberto Morauer.

 

O ator Silvio José da Luz, durante o processo criativo de Certos Cães | Foto: Roberto Morauer

 

“Assim como nesse ‘mundo cão’ de Kafka, a trajetória de Silvio José da Luz sempre foi pautada em questionamentos diversos, pela busca de inserção e a vida em grupo, pela pesquisa artística e, principalmente, em como viver de arte”, revela o Morauer, com quem Da Luz estabeleceu relações profissionais e de amizade há mais de duas décadas.

 

Certos Cães tem cenário elaborado por Luciano Mafra e figurinos de Flávio Hach | Foto: Roberto Morauer

 

A intersecção entre a vida do protagonista e conto de Kafka está no cerne da “dramaturgia do ator”, traduzida pelo diretor como um “processo criativo que vai além da narrativa literária e visa criar o texto falado pelo ator de modo colaborativo”. Responsável também por escrever o texto da peça, a partir das contribuições da equipe criativa – Morauer acrescenta que o trabalho se norteia ainda por outros dois eixos: a “preparação do ator”, com treinamentos físicos que levaram à composição de partituras corporais, resultando em sequências de ações para a construção das cenas, e a “pesquisa musical”, que considerou a influência da música no resultado da cena, a partir da trilha sonora original criada e executada pelo músico Fernando Dácio especialmente para o projeto.

 

Foto: Roberto Morauer

 

“Certos Cães buscou a horizontalidade nas relações entre todos os criadores envolvidos no processo”, reforça o diretor. Assim, resulta também da influência do cenógrafo Luciano Mafra, e do figurinista Flávio Hach, que arquitetaram, respectivamente, a ambientação do espaço onde o cão vive e se relaciona com seus semelhantes, e a indumentária da qual ele se utiliza para enfrentar a brutalidade física e psicológica a qual é submetido e a qual se submete na trama.

O projeto teatral Certos Cães recebeu o patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, através do Edital 003/2016.

 

Foto: Roberto Morauer

 

Sinopse

Certos cães têm moradia fixa. Têm uma família que os nutra. Têm com quem conviver. Outros não. Outros cães são solitários. Vivem do jeito que conseguem. Reviram o lixo para encontrar o alimento. Perambulam pelas ruas à procura de um lugar para dormir e tentam encontrar um grupo e um sentido. Do encontro de um cão de rua e de um artista solitário nasce “Certos Cães”.

Ficha Técnica
Atuação: Silvio José da Luz
Direção: Roberto Morauer
Cenografia: Luciano Mafra
Sonoplastia e Trilha Original: Fernando Dácio
Figurinos: Flávio Hach
Iluminação: Roberto Morauer e Silvio José da Luz
Elaboração Dramatúrgica: Roberto Morauer e Silvio José da Luz
Texto: Roberto Morauer
Arte Gráfica: Giba Santos
Assessoria de Imprensa: Talita Garcia

Espetáculo teatral Certos Cães.
Data: dias 8, 9 e 10 de agosto de 2018 – quarta, quinta e sexta-feira.
Horário: 20h
Local: Espaço Elfy Eggert da Fundação Cultural de Blumenau.
Endereço: Rua XV de Novembro, 161 – Centro.
Ingressos: gratuitos, distribuídos uma hora antes do início das sessões.
Patrocínio: Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau – Edital 003/2016.
Siga no Facebook: www.facebook.com/certoscaes