Cinco dicas para manter sua sala de estar bem iluminada

Peças de iluminação que combinem com a decoração do espaço são ideais

Por Nádia Fontes

Seja para receber os amigos, descansar depois de um dia intenso de trabalho ou colocar a leitura em dia, a sala de estar é um dos ambientes mais utilizados de uma casa. Democrático e muitas vezes multifuncional, exige uma iluminação eficiente e bem planejada para que possa ser melhor aproveitado.

Renan Medeiros, diretor de operações da Blumenau Iluminação, dá cinco dicas para quem está moldando esse espaço:

 

Peças de iluminação que combinem com a decoração do espaço são ideais

 

1 – Luz branca, neutra ou amarela: a tonalidade desse produto é definida pela temperatura de cor e essa informação consta na embalagem. As brancas, por exemplo, são indicadas para espaços que exigem maior concentração e conta com 6500K. Já as amarelas, que trazem aquela sensação de conforto e deixam o ambiente mais aconchegante, possuem entre 2.700K e 3.100K. O ideal é que, antes de escolher o tipo, se analise o local em que o item será inserido.

2 – Pendentes centrais: além de contribuírem para a decoração, uma peça aplicada no centro da sala de estar também amplifica a iluminação pelo cômodo, com mais eficiência. A dica aqui é instalar o modelo escolhido em uma altura que não gere sombras pelo espaço. “Para isso, aposte nos que possuem fios reguláveis e que tenham um tamanho condizente à sua sala, se encaixando adequadamente à proposta”, indica.

 

Pontos de iluminação ajudam a reduzir sombras

 

3 – Invista em pontos de iluminação: especialmente em salas amplas, é comum que se formem sombras e pontos escuros nos cantos. Nestes locais, a melhor saída é a aplicação de spots de LED, que podem ser instalados no próprio forro ou mesmo sobre bancadas e bares.

4 – Espaço de leitura ou trabalho: se o objetivo é criar um local multifuncional, uma mesa de estudos ou poltrona para colocar os livros em dia é uma ótima saída. “Aí é importante que se aplique lâmpadas com luz branca, que evitam a necessidade de forçar a vista e amplificam a iluminação. Os sposts de sobrepor, com anéis de LED são uma boa pedida porque não possuem pontos de sombra, são fáceis de instalar e muito eficientes”, salienta Renan.

5 – Destaque na decoração: por fim, os produtos escolhidos para a sala de estar também devem ser pensados de acordo com o restante da decoração do espaço. Se a ideia é criar um ambiente moderno, peças com linhas retas, cores únicas e luz branca são indicações. Já um estilo retrô pede pendentes que unam cores como cobre, vidro transparente e mesmo as lâmpadas com filamento aparente ou em carbono, que estão em alta. Há ainda quem prefira os clássicos e as peças com aplicação de cristas dão um toque especial.