sexta-feira, 28 janeiro 2022
InícioDecoraçãoCinco dicas para manter sua sala de estar bem iluminada

Cinco dicas para manter sua sala de estar bem iluminada

Por Nádia Fontes

Seja para receber os amigos, descansar depois de um dia intenso de trabalho ou colocar a leitura em dia, a sala de estar é um dos ambientes mais utilizados de uma casa. Democrático e muitas vezes multifuncional, exige uma iluminação eficiente e bem planejada para que possa ser melhor aproveitado.

Renan Medeiros, diretor de operações da Blumenau Iluminação, dá cinco dicas para quem está moldando esse espaço:

 

Peças de iluminação que combinem com a decoração do espaço são ideais

 

1 – Luz branca, neutra ou amarela: a tonalidade desse produto é definida pela temperatura de cor e essa informação consta na embalagem. As brancas, por exemplo, são indicadas para espaços que exigem maior concentração e conta com 6500K. Já as amarelas, que trazem aquela sensação de conforto e deixam o ambiente mais aconchegante, possuem entre 2.700K e 3.100K. O ideal é que, antes de escolher o tipo, se analise o local em que o item será inserido.

2 – Pendentes centrais: além de contribuírem para a decoração, uma peça aplicada no centro da sala de estar também amplifica a iluminação pelo cômodo, com mais eficiência. A dica aqui é instalar o modelo escolhido em uma altura que não gere sombras pelo espaço. “Para isso, aposte nos que possuem fios reguláveis e que tenham um tamanho condizente à sua sala, se encaixando adequadamente à proposta”, indica.

 

Pontos de iluminação ajudam a reduzir sombras

 

3 – Invista em pontos de iluminação: especialmente em salas amplas, é comum que se formem sombras e pontos escuros nos cantos. Nestes locais, a melhor saída é a aplicação de spots de LED, que podem ser instalados no próprio forro ou mesmo sobre bancadas e bares.

4 – Espaço de leitura ou trabalho: se o objetivo é criar um local multifuncional, uma mesa de estudos ou poltrona para colocar os livros em dia é uma ótima saída. “Aí é importante que se aplique lâmpadas com luz branca, que evitam a necessidade de forçar a vista e amplificam a iluminação. Os sposts de sobrepor, com anéis de LED são uma boa pedida porque não possuem pontos de sombra, são fáceis de instalar e muito eficientes”, salienta Renan.

5 – Destaque na decoração: por fim, os produtos escolhidos para a sala de estar também devem ser pensados de acordo com o restante da decoração do espaço. Se a ideia é criar um ambiente moderno, peças com linhas retas, cores únicas e luz branca são indicações. Já um estilo retrô pede pendentes que unam cores como cobre, vidro transparente e mesmo as lâmpadas com filamento aparente ou em carbono, que estão em alta. Há ainda quem prefira os clássicos e as peças com aplicação de cristas dão um toque especial.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS