As 439.876 mil pessoas que passaram pela Vila da Regata, em Itajaí, comprovam em números o sucesso desta terceira edição da Volvo Ocean Race realizada em Itajaí. Entre 5 e 22 de abril, o evento teve um impacto econômico estimado de R$ 82 milhões, segundo expectativa dos organizadores do Itajaí Stopover.
“Foi um grande desafio, porém muito positivo. As outras edições já tinham sido muito bem avaliadas pela organização internacional e, com isso, tínhamos que atender a estas expectativas. Agora é esperar pelo andamento das próximas tratativas. Há uma grande possibilidade de, mais uma vez, recebermos a Volvo Ocean Race”, celebra o presidente do Itajaí Stopover, Evandro Neiva.
O diretor da Volvo Ocean Race, Antonio Bolaños afirma estar muito feliz com o resultado da parada brasileira, principalmente pela participação do público e êxito comercial obtido pela regata. Ele comenta que somente com a definição final de percurso e novidades previstas é que será informado oficialmente quais cidades farão parte da próxima edição da competição. “Provavelmente em julho de 2019 é que teremos este anúncio oficial”, relata Bolaños.
Na Vila da Regata, nos últimos 18 dias, o que se observou foi um público brasileiro e estrangeiro acompanhando as diferentes atividades oferecidas em uma programação que contemplou educação ambiental e náutica, lazer e gastronomia. Neste último item, destaque para a grande aceitação do cardápio oferecido pelos restaurantes da área gastronômica, com diversas opções, incluindo pratos locais que resgatam a festa típica da cidade, a Marejada.
Rômulo Pedrolho Lora participou do evento com uma equipe de nove pessoas. Pela terceira vez participando de uma Volvo Ocean Race no Brasil, ele se diz satisfeito com o movimento. “Não temos ainda os números exatos, mas vendemos bem. Só para se ter uma noção, se falarmos do camarão à milanesa ultrapassamos em um único final de semana 300 porções, algo bem acima do que esperávamos”, comenta.
Grande procura e agilidade para não deixar o tempo na fila acima do aceitável também foram desafios da equipe do Chef Ricardo Pereira. Ao todo, 12 profissionais tiveram a missão de servir receitas saborosas, entre elas os risotos. “Em todo o evento eu esperava, por exemplo, servir 1,5 mil porções do Risoto de Camarão e Lula. Mas chegamos a 3 mil porções e a certeza de que queremos estar de volta na próxima edição da Volvo Ocean Race Itajaí”, destaca Pereira.
Ações de sustentabilidade focaram um futuro promissor
Com a participação de 500 pessoas, o seminário técnico-científico O Futuro dos Oceanos: Combate ao Lixo do Mar teve um importante marco que foi a assinatura da Carta Compromisso de Mares Limpos. O documento firma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e o município, primeira cidade brasileira a assumir o compromisso.
O documento prevê quatro pontos de atuação: trabalhar no sentido de publicar novas leis, em conjunto com os municípios vizinhos, para criação de uma política regional de combate ao lixo no mar; informar os cidadãos de Itajaí sobre a importância deste tema, através de campanhas de educação ambiental, palestras, seminários e workshops; encorajar e fomentar a iniciativa privada para que realizem práticas sustentáveis que visem a redução do lixo marinho, especialmente o plástico; e minimizar o uso de plástico nas atividades do executivo municipal.
Foram mais de 20 ações de sustentabilidade ao longo da programação. Outro destaque foi a Hortinha dos Pequenos Heróis, realizada pelo Itajaí Shopping. Com a distribuição de 1,5 mil mudas de hortifrúti, o projeto teve como objetivo conscientizar crianças de quatro a 12 anos sobre novas possibilidades de reuso do plástico, incentivando a criação um vaso com muda, a partir de uma oficina com dicas sustentáveis. As garrafas pets usadas neste projeto foram recolhidas da praça de alimentação do empreendimento e também foram doadas.
Ainda como parte das ações educativas promovidas na Volvo Ocean Race Itajaí, teve o Programa de Visitação de Escolas, que atendeu mais de 9 mil alunos em dez dias, e contou com a colaboração de 60 voluntários. Todas as crianças participantes neste projeto receberam copo ecológico e material informativo. Foram mais de 20 atividades do roteiro, muitas ações de sustentabilidade e mais de 100 escolas que fizeram a visita guiada. “Diariamente, 20 escolas passaram na Vila da Regata, e conseguimos atender 50 grupos a mais do que o previsto”, comenta o presidente do Itajaí Stopover, Evandro Neiva.
Movimentação nas atrações da Vila da Regata
- The Globe – 60.466
- The Botyard – 48.843
- Race Boat Experience – 60.790
- Equipes
- Akzo Nobel – 17.056
- Vestas – 27.968
- Dongfeng – 24.103
- Mapfre – 23.690
- Turn TheTide on Plastic – 24.408
- Scalleywag – 25.939
- Brunel – 18932
Veleiro Eco: 431 pessoas visitaram a embarcação
Voluntários – nesta edição trabalharam 380 voluntários que atuaram em diferentes áreas do evento: nos team bases, atrações, área náutica, media center e nas visitas guiadas com as escolas.