O movimento Vem Pra Rua Blumenau, enviou nota à imprensa, informando que se for confirmada a votação contrária dos ministros do STF ao habeas corpus do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que permitiria responder pelo crime de corrupção passiva em liberdade até julgamento de 3ª Instância, todos estão convidados para comemorar o resultado.
O evento está agendado para esta quinta-feira (5), às 19h, em frente à prefeitura de Blumenau. “A convocação é dirigida a qualquer pessoa do povo, principalmente aos que já sofreram qualquer tipo de criminalidade em seu seio familiar e com o eventual deferimento do referido recurso poderiam ver os bandidos que lhe causaram mal sair pela porta da frente do presídio”, diz a nota.
A questão, segundo o movimento, não é só por causa de Lula, mas abre precedentes para que outros criminosos condenados em 2ª Instância, respondam pelo crime em liberdade. O julgamento está acontecendo na noite desta quarta-feira (4) no Superior Tribunal Federal em Brasília.
O ministro Gilmar Mendes, foi o único que votou a favor do habeas corpus ao petista. Até agora (21h18), os ministros Edson Fachin (relator do pedido), Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux; votaram contra o habeas corpus. O ministro Dias Toffoli está com a palavra agora.
Thiago Schulze, porta-voz do movimento em Blumenau, pede que não sejam levadas bandeiras, camisetas, panfletos ou quaisquer outras identificações de partidos políticos. Ele lembra que a manifestação tem caráter suprapartidário. O Vem Pra Rua está presente em mais de 250 cidades brasileiras.
Acompanhe o julgamento ao vivo:
https://www.youtube.com/watch?v=gSOySlBxKwI
.