Um novo grupo escoteiro está sendo criado em Blumenau: Ar Ícaro do Sul

 

“De uma ideia, nasceu um sonho, e este sonho está se tornando realidade”, define o projeto que Marco Demarchi está envolvido. Às 15h deste sábado (3/03/18), o mais novo grupo escoteiro de Blumenau, “Ar Ícaro do Sul”, irá realizar uma palestra informativa. O passo é importante para formação e abertura do grupo que terá a sua sede no Clube de Caça e Tiro Concórdia, localizado na Rua Euclides da Cunha, nº 533, bairro da Velha.

Dentro do Movimento Escoteiro, existem 3 modalidades distintas em Blumenau:

  • Básica – G. E. Curt Hering, G. E. TBZ, G. E. Leões de Blumenau, G. E. Cruzeiro do Sul e o G. E. Germânia (em processo de fundação);
  • Mar – Ainda não temos grupos desta modalidade, mas por termos um rio navegável, é possível criar esta modalidade;
  • Ar – G. E. do Ar Pelicano e futuramente o G. E. do Ar Ícaro do Sul)

Escotismo:

O Método Escoteiro é um sistema de progressão que tem a intenção de estimular as capacidades e interesses de cada jovem. Isso acontece através de desafios a serem superados, da vivência de aventuras, do incentivo a exploração, a realização de descobertas, a experimentar coisas novas, inventar e desenvolver a capacidade de achar soluções; mas sempre respeitando individualmente os limites de cada jovem.

Esse sistema de progressão depende da combinação de cinco elementos para acontecer:

1. Aceitação da Lei e da Promessa Escoteira

A partir do momento que se realiza a Promessa Escoteira, se aceita a Lei e se firma um compromisso de vida, um código de ética, de comportamento. A aceitação da Lei e da Promessa são feitas voluntariamente, mas a partir do momento que isso acontece, se espera um esforço para viver de acordo com seus significados.

2. Aprender fazendo

O aprendizado pela prática é uma das bases do Movimento Escoteiro. Os jovens são incentivados a desenvolverem suas habilidades pela ação, valorizando o treinamento para autonomia baseado na autoconfiança e iniciativa, observando os erros como parte da jornada, fonte de aprendizagem, já que são um passo em busca do acerto.

3. Vida em equipe

Desde o ingresso em um grupo escoteiro, a vida em equipe passa a fazer parte da realidade do escoteiro. Esse convívio possibilita a descoberta progressiva de responsabilidade e prepara o autocontrole, além de desenvolver a capacidade tanto para liderar quanto para cooperar.

4. Atividades progressivas, atraentes e variadas

É por meio das atividades que alcançamos nosso propósito, que podemos oferecer aos jovens experiências únicas e agregadoras. Mas para que isso aconteça durante toda a vida escoteira, é necessário que sejam observadas as características, anseios e necessidades de cada faixa etária, resultando, assim, em um planejamento próprio para cada Ramo, assegurando o interesse e envolvimento do escoteiro.

Os jovens vão ao grupo para se divertir ao lado de amigos; nós utilizamos as atividades para auxiliá-los em seu autodesenvolvimento e educação. A programação dessas atividades leva em conta um sistema progressivo, em termos de exigência de práticas, habilidades e amadurecimento, oferecendo desafios e aventuras conforme sua evolução e vivência. As atividades escoteiras compreendem jogos, capacitação em técnicas úteis estimuladas por um sistema de distintivos, vida ao ar livre, integração com a comunidade, entre outros, tudo isso em um ambiente fraterno.

5. Desenvolvimento pessoal com orientação individual

A evolução de cada jovem é acompanhada individualmente por um adulto voluntário, que identifica suas qualidades e deficiências a fim de orientá-lo da melhor forma, criando oportunidades para que ele se desenvolva e se supere cada vez mais. Além disso, o voluntário e o jovem criam uma relação de amizade e confiança, o que permite identificar e trabalhar pontos comportamentais com mais facilidade.

O grupo convida toda a comunidade para esta palestra, inclusive levando os filhos com idades entre 5 e 21 anos. Se você sempre quis participar do escotismo, mas acha que não tem idade, vá conhecer como fazer parte.