Por Karolina Bonin
Em 2017, ano em que celebrou 12 anos de existência, a Fundação Pró-Família atendeu gratuitamente 13.297 pessoas, entre programas, como o Adolescente Aprendiz e o Pró-Idoso; aulas de dança; oficinas de arte; atividades esportivas; e os 124 clubes de mães espalhados pela cidade.
Entre os eventos realizados e coordenados pela instituição ao longo do ano, destacaram-se a 29ª Feira da Amizade, a Mostra Cultural de Dança Contemporânea, com o espetáculo “O Mágico de Oz”, a Mostra Cultural do Idoso e o 6º Casamento Coletivo, que reuniu 326 casais. Além disso, uma das conquistas obtidas pela Fundação foi o crescimento do Programa Adolescente Aprendiz, que prepara os jovens para o mercado de trabalho. Em relação a 2016, a iniciativa registrou um aumento de 45% no número de participantes.
A presidente da Pró-Família, Cristiane Loureiro, que assumiu a coordenação no mês de fevereiro, destaca a importância do órgão na vida de milhares de blumenauenses. “Tem sido muito gratificante atuar junto à Fundação e ver a diferença que fazemos na vida dos nossos alunos. Vivemos em um município que se preocupa com as crianças e se destaca principalmente pelas políticas voltadas à pessoa idosa. É um orgulho fazer parte dessa história”.
Matrículas para 2018
As matrículas da Fundação Pró-Família para 2018 serão realizadas na primeira quinzena de fevereiro. Os alunos que já participam das atividades do órgão têm vaga garantida, de acordo com os horários e professores disponíveis em suas turmas, tanto do Programa Pró-Idoso como do Programa Crianças e Adolescentes. No período, novos interessados também poderão se inscrever, conforme a disponibilidade de vagas.
A Fundação Pró-Família oferece 40 atividades diferentes à comunidade, com o objetivo de promover a saúde, o bem-estar e o lazer de crianças, adolescentes e idosos da cidade. Além das aulas que já fazem parte do calendário do órgão, está previsto para 2018 o retorno das aulas de violino.