Projeto de extensão da FURB auxilia crianças com excesso de peso

 

Por Richard Martan Ferrari, da FURB

Um projeto de extensão da FURB está auxiliando crianças e adolescentes a lutar contra o excesso de peso aqui em Blumenau. É o Algodão Doce, vinculado aos cursos de Nutrição, Medicina e Publicidade e Propaganda.

Antigamente o projeto fazia parte do programa “Doce Alegria – Atenção integral à criança e adolescente com condição crônica”, que tratava de várias doenças. Agora, o Algodão Doce foi criado para tratar exclusivamente da obesidade.

Como conta a professora Dra. Luciane Coutinho de Azevedo Campanella, do Curso de Nutrição, o projeto pensa na conscientização e na vida futura das crianças. “A ideia é tratar o excesso de peso de uma forma mais ampla, com vários profissionais, buscando diminuir a incidência dele e melhorar os hábitos dessas crianças e adolescentes que sofrem com isso. E, principalmente, para que esta condição não permaneça na vida adulta”.

O projeto tem três índices de atuação. O primeiro é direto nas comunidades da cidade. “Na UBS do bairro progresso, por exemplo, que fica ao lado da escola da comunidade, nós realizamos um levantamento com os alunos para mapear quais sofrem com excesso de peso. A partir disso, convidamos essas crianças para participar do programa e a cada 15 dias é realizado um encontro com esses estudantes com atividades de educação e saúde”, explica a Campanella.

No segundo nível os atendimentos são realizados diretamente com um pediatra, na Policlínica Universitária, onde acontecem individualmente.

O terceiro nível do projeto é a novidade desse ano. Foi realizada uma parceria com o curso de Publicidade e Propaganda para a divulgação do projeto, principalmente, nas mídias sociais.

“A vinda do curso de Publicidade e Propaganda foi construída com o objetivo de alcançar um maior público através das mídias digitais, como a página oficial do programa no facebook, administrada pela equipe do projeto. É uma coisa que era deixada de lado nos anos anteriores, e agora nós vemos com grande importância para o Algodão Doce dar certo” – afirma Luciana.

A equipe do projeto Algodão Doce é composta, ainda, pela professora Dra. Deisi Maria Vargas, do curso de Medicina; a professora Me. Fernanda Ostetto, do curso de Publicidade e Propaganda; os bolsistas Eugênia Corrêa Moser (Publicidade e Propaganda), Nathalia Luiza Ferri Bonmann (Medicina) e Marina Kopfer (Nutrição), além de voluntários que completam o grupo de trabalho.