Nesta semana, a Defesa Civil de Santa Catarina deu inicio ao transporte das peças do Radar Meteorológico da região portuária de Itajaí, para Lontras, no Alto Vale do Itajaí. Técnicos brasileiros e norte-americanos da empresa fabricante estão no local preparando para o início da instalação.
A montagem do radar deve durar cerca de quatro semanas, sem interferências climáticas. Após esse período, uma fase de testes será iniciada. Primeiro, o equipamento vai funcionar por aproximadamente três dias em carga total. Com o radar em perfeito funcionamento, os dados serão transmitidos para os responsáveis pelo monitoramento, que irão operar remotamente o radar.
Além da montagem do equipamento, a obra da torre também está em estágio de conclusão. O trabalho está fase de acabamento, como a pintura, instalação de grades. O prédio de oito andares vai abrigar diversos setores, inclusive espaço de alojamento para receber técnicos.
A área que receberá o radar meteorológico de Santa Catarina fica entre os municípios de Lontras e Presidente Nereu. Equipes estarão trabalhando na área durante os próximos dias, para que o Estado possa acompanhar a inauguração do radar meteorológico, considerado.
Funções do radar:
1 – O Radar Meteorológico será responsável pela cobertura de 77% do território catarinense, num raio de 200 quilômetros no modo quantitativo,
2 – Serão mais de 190 municípios com cobertura do radar. Isso representa aproximadamente de 72 mil km² de área abrangida,
3 – No modo qualitativo, será possível monitorar uma área de 480 quilômetros,
3 – Previsão de volume de chuva, granizo e tempestades severas com avisos de até seis horas de antecedência,
4–Registro de dados que serão confrontados com outras ferramentas meteorológicas.
O radar meteorológico que será instalado em Lontras, é o primeiro de uso exclusivo para o monitoramento climático no Estado. A aquisição faz parte do pacote de investimentos do Governo de Santa Catarina, para o pacote de prevenção desenvolvido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil.
O investimento desde a construção da torre que vai abrigar o radar, aquisição do equipamento e toda a estrutura para instalação custou ao Fundo Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina, cerca de R$ 10 milhões.
via Defesa Civil de SC