Especialista dá dicas para armazenar alimentos embutidos e defumados

 

Por Letícia Oberger

Com tantas situações envolvendo a produção de alimentos, nunca se falou tanto sobre os cuidados que devemos ter na hora de manipular e também de guardar produtos em casa. Cada item possui uma forma específica de armazenamento, que normalmente segue as orientações do fabricante. Mas, mesmo com todas as informações, os consumidores ficam com dúvidas, principalmente em relação aos alimentos perecíveis. Devo colocar na geladeira? Posso congelar? Quando tempo dura depois de aberto? E por aí vai.

 

 

Embutidos e defumados como presunto, apresuntado, linguiças e bacon, certamente estão nessa lista e são os que mais geram dúvidas na população sobre as formas de armazenamento. “Durante o processo de produção na indústria zelamos pelo cuidado, higiene, escolha de matéria-prima de qualidade, para garantir que o produto final chegue à mesa do consumidor apto para consumo e extremamente saboroso. É muito importante que em casa sejam cumpridas as orientações do fabricante para que, além de manter a qualidade, esse alimento não traga riscos à saúde”, destaca Luiz Antônio Bergamo, técnico em Agropecuária e Tecnologia de Alimentos e sócio da empresa Olho, que há mais de 80 anos fabrica embutidos e defumados.

Para esclarecer as principais dúvidas dos consumidores sobre o armazenamento desses alimentos, o especialista e sócio da Olho Embutidos e Defumados respondeu algumas perguntas. Confira:

Quanto tempo dura um pacote de presunto/apresuntado aberto na geladeira?

Luiz Antônio Bergamo – Produtos industrializados quanto mais “frescos” forem consumidos melhor será o seu sabor. Temos que nos ater a procedência do presunto ou apresuntado. Se forem produtos com matéria-prima de qualidade, sem adição de substitutos de carne em sua composição, maior será sua vida útil após aberto. Podemos considerar de cinco a sete dias se conservado na temperatura indicada nas embalagens.

Depois de aberto, devemos lavar o presunto/apresuntado para tirar o líquido consistente que se forma no produto ou ele ajuda a conservar o alimento por mais tempo?

Bergamo – Não há necessidade de lavar o produto. Mais uma vez falamos em origem de procedência. Esse liquido é um processo natural que ocorre nos presuntos, apresuntados e outros alimentos cozidos, onde a adição de água é “excessiva”.

O correto é armazenar o produto na embalagem que vem de fábrica ou em outro recipiente?

Bergamo – Cada consumidor tem seu hábito de armazenamento. Não existe uma recomendação mais apropriada, o que se aconselha é que se for colocar em outro recipiente, é importante que ele esteja bem higienizado.

É possível congelar linguicinha, bacon e calabresa? Se sim, qual a melhor forma de fazer o descongelamento?

Bergamo – É possível, sim, congelar linguicinhas, bacon e calabresa, porém, não é muito recomendado. Quando congelamos produtos cárnicos, ocorre a formação de cristais de gelo nas proteínas das carnes, o que pode alterar o sabor do produto. Aqui vale reforçar novamente que, quanto mais próximo da data de fabricação, melhor é o sabor dos produtos. Mas, se mesmo assim o consumidor quiser congelar, recomendamos que seja em uma embalagem bem higienizada.

Como aumentar a conservação de embutidos em casa?

Bergamo – A dica principal é sempre seguir as orientações dos fabricantes que estão nos rótulos dos produtos. Desta forma não tem erro.