Por Michel Ivon Imme Sabbagh, da FURB
O Laboratório de Biologia Animal, do curso de Ciências Biológicas da FURB, continua realizando ações conjuntas com o Zoológico de Pomerode, com o qual mantém convênio desde 1988. Foram programados quatro finais de semana. Em junho o tema foi “Turismo Sustentável” (dias 10, 11, 17 e 18) e em julho o tema é “Ação de Férias” (nos dias 15,16, 22 e 23 de julho).
Os coordenadores do evento são Dr. Sérgio Luiz Althoff (do Laboratório de Biologia Animal da FURB) e Tays Daiane Izidoro (Educadora Ambiental do Zoológico de Pomerode). Já no primeiro final de semana teve um público de 2.401 visitantes. A cada final de semana, são envolvidos dois estagiários do Curso de Ciências Biológicas da FURB e duas pessoas do Núcleo de Educação Ambiental do Zoológico.
Sobre os temas
Turismo sustentável: Tem o objetivo de abordar o papel do turista para colaborar com a sustentabilidade, estimulando boas atitudes e informando os impactos positivos do turismo para a economia, sociedade e meio ambiente. Esta ação faz parte das comemorações do Junho Verde e o tema foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas). Uma atividade crescente em nível global, o turismo pode trazer inúmeros benefícios econômicos, sociais e ambientais para uma comunidade, sendo essencial que todos os envolvidos neste processo (empresários, moradores e turistas) saibam quais são suas responsabilidades.
Ação de Férias: Tem o objetivo de apresentar ao público o manejo alimentar do Zoo e sua importância para garantir o bem-estar animal. A curiosidade sobre a rotina do Zoo e a alimentação dos animais é crescente, sendo um ponto-chave para abordar as preocupações da instituição relativas ao bem-estar dos animais e também as importantes funções de um Zoológico. Esta atividade tem o intuito de integrar o visitante nessa realidade e sanar suas dúvidas. Assim, sensibilizando-o para a conservação da biodiversidade.
Vale lembrar que em 2018 o Curso de Ciências Biológicas da FURB completa 50 anos e a parceria com o Zoológico somará 30 anos.