Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (05) no 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, foram comemorados os 179 anos da Polícia Militar de Santa Catarina. Criada em 1835 pelo comendador Feliciano Nunes Pires, a força policial iniciou com um contingente de 32 policiais.
O vice-prefeito Jovino Cardoso representou o prefeito Napoleão Bernardes na solenidade de aniversário. Na oportunidade três prefeitos receberam o diploma de “Amigo do 10º BPM”: Fernando Tomaselli (Rio dos Cedros), Osnir Floriani (Benedito Novo) e Rolf Nicolodelli (Pomerode).
Ao todo, foram 36 policiais militares que receberam o Brasão de Honra ao Mérito Pessoal de 3ª, 2ª e 1ª categoria. Outros 36 policiais, receberam a medalha pelos seus 10, 20 e 30 anos de serviço.
Foram realizados 12 Atos de Promoção de Praças
– Quatro soldados foram promovidos a cabo: Amilton dos Santos Bittencourt, Ademar Nazareno de Souza Monteiro, Laureci dos Santos e César Back.
– Dois cabos promovidos a 3º Sargento: Dirceu Doopiate e Gilson Pessotti.
– Cinco 3º Sargentos promovidos a 2º Sargento: Antonio Olivar Menegas, Denival Silva de Paula, Nilson Stupp, Marcelo Luiz da Silva e Marco Antonio de Oliveira.
– O 1º Sargento Márcio Alexandre Souza Cruz foi promovido a Subtenente.
Também foi realizado 3 Atos de Promoção de Oficiais
– A Capitã Patrícia Maccari foi promovida a Major
– Os majores Carlos Alberto Fritz Bueno e Edmilson Sagaz, foram promovidos ao posto de Tenente-Coronel.
Após o discurso de agradecimento e comemoração do aniversário, o Comandante do 10º BPM, o Tenente-Coronel Cláudio Roberto Koglin conversou com nossa equipe.
É um momento de orgulho para Blumenau, para Santa Catarina e principalmente para nós policiais que integram esta instituição. No entanto, eu busco a reflexão de todos para que pensem: o que seria da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país, se não houvessem os polícias militares?
O cidadão de bem só tem duas escolhas a fazer: ou ele está do lado do bem, da lei e da ordem, ou ele está contra tudo isso. Agora, se ele está do lado do bem e da ordem, também está do lado da policia militar, que é a primeira instituição que defende todos os direitos que são violados do cidadão brasileiro.
Então, é um momento que me enche de orgulho, nesses 30 anos de policia militar, completados recentemente, pertencer a esta instituição que passados 179, ainda tem muito que crescer. Infelizmente, dia após dia, temos a obrigação de provar que somos os melhores na segurança pública do nosso estado.
Questionado pelo fato da Policia Militar de Santa Catarina ser uma das mais íntegras do Brasil, diferente de estados como São Paulo e Rio de Janeiro, onde frequentemente podemos ver o envolvimento de policiais em crimes, o comandante foi enfático em dizer que a Policia Militar é o reflexo direto da sociedade para qual ela serve.
Cada povo, cada região tem a policia que merece. Se somos uma polícia militar sadia, em que poucos dos seus integrantes cometem deslizes, e quando cometem, somos muito rápidos em corrigir, devemos isto ao cidadão catarinense, que entre todos os estados do Brasil, é o mais pacífico e ordeiro. A policia militar é reflexo direto da sociedade catarinense, assim como as demais polícias, são reflexo direto da sociedade para que servem.
O Tenente-Corenel Cláudio Roberto Koglin, também deixou uma mensagem para os jovens que tem o desejo de ingressar na carreira de policial militar.
Decorridos 30 anos, com todas as dificuldades que passei, recomeçaria tudo novamente, pois sou um apaixonado por aquilo que faço, e recomendo para aquele que queira seguir a carreira de policial militar, que venha conhecer. Mas se virem que isto não lhe serve, procure outra instituição para exercer suas atividades, porque a Polícia Militar de Santa Catarina não é só uma profissão, é uma eterna devoção – finaliza o comandante.
Seguem a fotos de Luciano Bernz do evento: