Chuva forte causa alagamentos em Lages

 

Fotos: Redes Sociais

Uma chuva forte na tarde deste domingo (4/6/17), provocou vários alagamentos em Lages que fica no Planalto Serrano. As imagens mostram a Avenida Belisário Ramos, bairro São João, onde o volume de água foi tão grande que o Rio Carahá ao lado transbordou e invadiu a pista.

Segundo Dados da Defesa Civil de Lages, em 12 horas choveu aproximadamente 78 mm, sendo 63 mm somente nas últimas seis horas, agravando ainda mais a situação dos bairros que já estavam sendo castigados com os alagamentos. O rio Carahá voltou a subir e está 4.56 metros acima do nível normal.

O telefone da base de atendimento da Defesa não para de tocar. São pedidos de ajuda vindos de muitos bairros, com diversas ocorrências. Ainda não há um relatório concluído, mas a informação repassada é de que cerca de 46 bairros foram atingidos, mas este número aumentou com o grande volume de chuva deste domingo. Muitas solicitações dos bairros Habitação, Caça e Tiro, Vila Nova, Ferrovia, Sagrado Coração de Jesus, Vila Esperança, entre outros que já estavam em situação difícil anteriormente, e agora também dos bairros Copacabana e Santa Helena.

O tempo instável no sul do Estado causado pela chegada de uma frente fria, está previsto para o Vale do Itajaí com forte intensidade nesta segunda-feira (5), conforme previsão passada pelo Epagri/Ciram nesta semana. Até sexta (9) deve chover muito em Santa Catarina, com a mesma intensidade da última semana ou até maior.

Em Blumenau estava previsto pelo AlertaBlu um temporal com descargas elétricas e rajadas de vento para esta tarde e noite. Por enquanto foi um dia tranquilo, o que pode significar que no final da noite e madrugada de segunda (5) ainda poderá ocorrer.  O jeito é torcer para que não aconteça o mesmo de Lages.

Para acompanhar a previsão em Blumenau e Santa Catarina, reunimos os dois dados nessa página.