Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen
Conglomerados mundiais como McDonalds, Bob’s, Burger King e outros; nasceram de pequenos empreendimentos. O produto era tão bom, que as pessoas queriam trazer para as suas cidades ou bairros. Mas franquia é algo complexo, afinal o resultado final do produto, deve manter os padrões originais.
Na noite desta quarta-feira (31/5/17) a imprensa e convidados conheceram a nova unidade da Nana Hamburgueria, em um espaço no Offcina Café Coworking. Chovia muito e apenas pudemos conhecer a parte interna, mas a maior é a externa. O local tem capacidade para 60 pessoas sentadas, que é ampliada com os que ficam em pé.
O interessante é que Nana (Ana) Oliveira, junto com sua equipe, fazia questão de ajudar a servir os produtos que eram oferecidos aos convidados. Não é aquela empreendedora que só observa e manda, mete a mão na massa … ou hambúrguer … mesmo. Nessa imagem em que ela aparece, está a batata doce frita, alimento que agora está “na moda” pelas suas qualidades nutricionais.
A proposta segundo a proprietária, é que o espaço funcione como loja teste, tanto na logística quanto no mercado, para o processo de expansão via franquias. E já tem data para acontecer: início de 2018.
Nana garante que já existem no mínimo 15 empreendedores da região e de fora, interessados em abrir uma franquia com sua marca. Só falta tudo estar pronto e bem planejado. Está certíssima, mesmo funcionando, franquias sempre dão muito trabalho e a margem de erro deve ser mínima. Basta falar com quem já trabalha com uma.
Essa é a segunda unidade da Nana, que começou na Rua Antônio da Veiga, bairro Victor Konder, próximo da Furb. Sobre o tamanho ideal para as unidades “Não existe um padrão definido para quem quer instalar uma franquia nossa, mas a ideia é ser um lugar mais enxuto, não tão grande”, comentou a empreendedora. Em março, foi lançada uma cerveja American IPA com rótulo próprio, em parceria com a Das Bier.