Por Aline Franzoi Santos Fleith [PMB]
De janeiro a abril deste ano, a Praça do Cidadão já realizou mais de 19 mil atendimentos à comunidade. O espaço reúne diversos serviços da administração municipal em um só lugar, evitando a necessidade de se deslocar à diferentes secretarias e órgãos para ser atendido.
Atualmente, a Praça, que é vinculada à Secretaria Municipal de Administração, presta serviços na sede da prefeitura, nas Intendências do Garcia e da Vila Itoupava, e no Norte Shopping. O serviço mais procurado é a atualização cadastral referente à alteração de titularidade de imóveis.
Também são bastante frequentes as consultas de viabilidade para construção, desmembramento e loteamento; alvarás de autônomos e da Vigilância Sanitária; projetos de edificação; habite-se; alvarás para eventos e festas; pedidos de alinhamento; quitação do Imposto Sobre Serviços (ISS); ligação de água e esgoto; pedido de devolução e quitação do Imposto para Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Até meados do ano passado, a Praça do Cidadão também realizava a emissão de Carteiras de Trabalho. Mas, com a inauguração da nova sede do Ministério do Trabalho de Blumenau, o serviço na prefeitura foi suspenso e voltou a ser realizado pelo órgão responsável, agora localizado na Rua Sete de Setembro, no Centro. Apenas a Intendência do Garcia permanece com a emissão do documento, para facilitar o acesso da população que mora naquela região.
Além das unidades descentralizadas, a praça oferece o atendimento online, que disponibiliza grande parte dos serviços, diminuindo a necessidade de deslocamento do cidadão. Para acessar, basta solicitar a abertura de cadastro com senha de acesso, que é feita no mesmo dia. A partir daí, o usuário pode solicitar os serviços na página que funciona 24h. Nos meses de março de abril, foram realizados 1.248 e 935 processos.