Uma bomba explodiu no universo político blumenauense, depois que Napoleão, Dalírio, Ana Paula e Décio; foram incluídos na lista divulgada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, relator da operação Lava Jato. Os nomes teriam sido citados em algumas das delações dos 78 executivos e ex-executivos do Grupo Odebrecht, todos com foro privilegiado no STF.
Os nomes e até rostos ganharam destaque na edição do Jornal Nacional (Rede Globo) desta noite de terça-feira (11/4/17). Eles também foram citados nos maiores jornais do país e emitiram notas oficiais em suas páginas de Facebook se posicionando sobre o assunto.
Confira:
Nota Oficial de Napoleão Bernardes
Blumenauense, é com a mais absoluta perplexidade que recebo esta notícia sobre a inclusão do meu nome nesta delação.
Estou tranquilo, com minha consciência limpa e em paz, porém indignado.
A população de Blumenau sabe que tenho minha vida pública pautada pela ética, transparência e responsabilidade.
Quero que tudo se esclareça o mais rápido possível, porque o meu único foco continua sendo, como sempre, trabalhar todos os dias com a maior transparência possível pela cidade onde nasci, que me viu crescer e que jamais desapontarei!
Napoleão Bernardes (PSDB/SC)
Prefeito de Blumenau
Nota Oficial de Dalirio Beber
Recebo com surpresa a inserção do meu nome no rol dos investigados. Não tive, até o presente momento, qualquer acesso ao processo para conhecer o conteúdo do que me é atribuído. Rechaço com veemência toda e qualquer denúncia de prática de ilícitos.
Estou indignado, mas absolutamente tranquilo, pois minha consciência em nada me acusa.
Digo à sociedade brasileira, em especial, aos Catarinenses, que sempre confiaram em mim, que espero que rapidamente a verdade seja restabelecida.
Neste momento, coloco-me inteiramente à disposição da Justiça.
Dalirio Beber
Senador da República
Nota Oficial de Ana Paula Lima
Em relação a citação do meu nome nas investigações do Supremo Tribunal Federal declaro serenidade e estou à disposição das autoridades competentes para prestar todos os esclarecimentos.
Afirmo que não sou ré e nem investigada em nenhum processo da Lava Jato.
Afirmo que as doações à minha campanha eleitoral foram declaradas e aprovadas pelos órgãos competentes, e que minha conduta pública é regida pelos princípios da ética, moral e legalidade.
Ana Paula Lima
Deputada Estadual (PT/SC)
Nota Oficial de Décio Lima
Em relação a menção do meu nome nas investigações do Supremo Tribunal Federal, recebo com tranquilidade, uma vez que confio que a verdade prevalecerá e a justiça será feita.
Declaro que sou o maior interessado no esclarecimento de toda esta situação. É importante destacar que não sou réu e nem investigado em nenhum processo da Lava Jato.
A minha vida pública sempre foi pautada pela ética, lisura e transparência e a minha história demonstra a preocupação com a legalidade de todos os meus atos.
Décio Lima (PT/SC)
Deputado Federal