Homem de 29 anos é encontrado morto na Penitenciária Industrial de Blumenau

 

No início da tarde deste sábado (14/01/17), um homem identificado como Helio Fernandes, de 29 anos, foi encontrado morto na Penitenciária Industrial de Blumenau. O detento estava estrangulado em um banheiro que fica na área onde os presos tomam banho de sol.

Para cometer o crime, foi utilizada uma corda que servia para amarrar o cortador de unha usada pelos presos, que ficava pendurado na porta de entrada do pátio O local tem um ponto cego para a visão dos agentes penitenciários. Quando os detentos retornaram às celas, um dos 30 presos que estavam no pátio avisou sobre um homem morto no banheiro.

A princípio, o crime não tem a haver com rixas de facção, e um detento de 26 anos teria assumido o homicídio alegando desavenças pessoais. A vítima era natural de Turvo, sul de Santa Catarina.

Os dois estavam presos por de tráfico ilícito de drogas.  A Polícia Civil irá dar continuidade às investigações para apurar a motivação do crime e se houve a participação de outros envolvidos.

Faz 3 meses, que outro detento também foi estrangulado até a morte por seu colega de cela. O homicídio aconteceu durante um tumulto que iniciou após uma operação pente-fino em novembro de 2016. Foram apreendidos vários celulares entre os detentos. Após o tumulto ser controlado, sete presos foram transferidos, dois para Jaraguá do Sul e cinco para Criciúma.