Prefeitura não espera DNIT e faz reparos em passarela de ponte na BR-470

Foto: Uilton de Almeida

 

A prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos, fez novamente um conserto provisório na passarela da ponte localizada na BR-470, sobre o Rio Testo Salto, no bairro Badenfurt. No início de janeiro, o leitor de OBlumenauense, Uilton De Almeida, nos enviou fotos mostrando que a falta de algumas tábuas oferecia risco de queda para pedestres e ciclistas, que só tem a passarela para atravessar as duas margens.

 

 

Publicamos uma matéria mostrando o descaso do DNIT com a população de Blumenau em oferecer uma solução definitiva para a situação. Buscamos dados com o secretário da pasta, Rafael Jansen, que para nossa surpresa, solicitou que sua equipe fizesse os reparos no dia seguinte a publicação.

“Fizemos novamente a manutenção no piso da passarela, para dar segurança às pessoas ao passarem, enquanto os responsáveis sejam novamente cobrados. Foi feito um paliativo, a questão estética ficou em segundo plano” comenta Jansen. Com o serviço, a prefeitura reduziu o risco de alguém cair da ponte e acontecer o pior.

 

Lado esquerdo (sentido Rio do Sul) da passarela

 

Lembre de que como trata-se de uma rodovia federal, a responsabilidade pela manutenção é do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), atualmente coordenados por Vissilar Pretto, Superintendente Regional para SC; e no Vale do Itajaí, por Yuri Mourão, Chefe de Serviço da Unidade local de Rio do Sul.

Vou ajudar o DNIT com as desculpas: “Quando as obras da duplicação chegarem lá, vamos resolver o problema”. Outra poderia ser “Estamos passando por uma crise e não temos verba”.  Espero que nunca usem uma dessas, porque até a duplicação chegar na ponte, a falta de manutenção poderia colocar uma vida em risco. Precisa de tanta verba para umas tábuas (junto com outros materiais) e mão de obra para fazer algo decente? Agora é rezar para que conserto provisório dure e a população não dependa dos representantes do órgão responsável.

 

Lado direito (sentido Rio do Sul) da passarela | Fotos: Secretaria de Serviços Urbanos