O forte temporal registrado a partir das 17h desta segunda-feira (9/01/16) causou vários destelhamentos devido aos fortes ventos. Foram mais de 20 ocorrências em diversos bairros de Blumenau, mas felizmente sem nenhum ferido.
Segundo o diretor da Defesa Civil, Adriano Cunha, desta vez o temporal não se concentrou em uma região específica, como foi semana passada. Foram registrados destelhamentos nas ruas Professor Trindade (Água Verde), Nicolau Reiter , Aquidabã (ambas na Escola Agrícola), Júlio Heiden (Progresso), Grevsmuehl, Amanda Tereza Felsky (ambas na Glória) e Turvo (Garcia). Também houve várias quedas de árvores, que ocorreram nas ruas Emílio Tallmann, Santa Terezinha, (ambas no Progresso), Jacob Ineichen (Itoupava Central), Carlos Sestrem, Santa Terezinha, Arno Delling (Itoupavazinha), Otto Wagner e Guabiruba (ambas na Água Verde) .
O único deslizamento aconteceu no início da Rua Progresso, bairro Progresso, próximo do cemitério, mas nada grave. Adriano Cunha disse que equipes do Seterb e defesa Civil estiveram no local, e amanhã a terra será retirada da via pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos.
Os volumes de chuvas mais significativos foram registrados nas estações do AlertaBlu na Glória com 21 mm e na Ruy Barbosa com 24mm, as duas na região Sul de Blumenau. Nada comparado aos mais 90mm de quarta-feira passada (4/01/17), quando ocorreram alagamentos e deslizamentos. Em bairros como Salto do Norte, Itoupava Central e Badenfurt, houve relatos de queda de granizo.
A velocidade do vento que destelhou várias casas, ainda não foi medida. Isso porque a única estação com essa tecnologia é a do Parque Ramiro Ruediger, região pouco afetada pelo temporal desta tarde, onde os ventos foram de 20 Km/h. Nesta terça-feira (10) será feita uma estimativa para avaliar a velocidade.
Muitos bairros também registraram falta de energia elétrica. Por volta das 21h43min, ainda havia 26.828 unidades consumidoras em Blumenau sem luz.
Confira as imagens de Marcelo Wolf, nos destelhamentos do bairro da Glória, em especial na Rua Amanda Tereza Felsky.