O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI), e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) assinaram na sexta-feira (18/11/16), em Itajaí, um termo de cooperação técnico-científica pelo qual o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Univali desenvolverá, em conjunto com a SAI, o relacionamento entre Santa Catarina a província chinesa de Fujian.
“Este termo promoverá a aproximação de Santa Catarina com uma região economicamente estratégica na China ao mesmo tempo em que permitirá uma cooperação inédita entre a SAI e os acadêmicos catarinenses para a prática das relações internacionais”, comemorou o secretário da pasta, Carlos Adauto Virmond, pontuando a troca de informações entre a SAI e o ERI e realização, pelas duas instituições, de ações para aproximação do estado com a província chinesa.
As cláusulas do termo de cooperação propõem ações de atração de investimentos chineses, difusão de informações sobre cooperação internacional financeira, comercial, educacional, cultural e tecnológica, contato maior entre os portos, e irmanamento entre cidades catarinenses e de Fujian.
O termo foi assinado pelo secretário Virmond e pelo reitor da Univali, Mário Cesar dos Santos. O reitor destacou o processo de internacionalização da Universidade e o trabalho para “vincular cada vez mais a instituição à comunidade”. Assinaram como testemunhas, o professor José Carlos Machado, diretor do Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da Univali; e Marcelo Trevisani, consultor-geral da SAI.
O coordenador do curso de Relações Internacionais da Univali, Jorge Hector Morella Junior, classificou a SAI como um importante parceiro. “Acadêmicos colocarão em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, disse. Em 2015, estudantes e professores da Univali visitaram Fujian. Segundo a professora Giselda da Silveira Cherem, responsável pelo ERI, a viagem permitiu aos alunos identificar pontos de aproximação de Santa Catarina com Fujian. Localizada no costa Leste da China, Fujian tem quase 38 milhões de habitantes e o PIB de 412 bilhões de dólares, sendo a sétima economia daquele país.
Ainda na sexta-feira, o secretário Virmond conheceu as instalações do ERI, em Balneário Camboriú, e encerrou a visita com uma palestra sobre as atividades da SAI para acadêmicos de relações internacionais no campus da Univali em Itajaí.