Fotos: Maurício Goll
Os sons de clarinetes, trombones, tambores, liras de teclas, pratos e demais instrumentos invadiram o Ginásio da EEB Padre José Maurício. Eles vinham de um festival de fanfarras e bandas, que marcou uma data especial a partir das 14h deste domingo (20/11/16): os 15 anos da FAJOMA (Fanfarra da EEB Padre José Maurício). Participaram do evento treze corporações musicais das redes de ensino municipal, estadual e uma privada.
E toda comemoração que se preze, tem que ter comida boa. Os food trucks Black Food, Açucaradas Bolo de Pote e Burger Hood, estiveram no local oferecendo sua gastronomia diferenciada. A cada três lanches vendidos durante o evento, R$ 1 foi doado para a FAJOMA, que auxiliará na manutenção de suas atividades e equipamentos.
Entre as bandas participantes, estavam a da EBM Henrique Alfarth, EBM Lore Sita Bollmann e EBM Duque de Caxias. As fanfarras que fizeram parte dos 15 anos, foram a da Escola Barão do Rio Branco e EEB Izolete Elisa Gouveia Mullerr.
A FAJOMA já teve algumas conquistas no tradicional Concurso de Bandas e Fanfarras de Gaspar. Foi campeã na categoria “Especial infanto-juvenil” em 2005 e 2006; vice-campeã na categoria “Especial c/lira Infanto-juvenil” em 2004 e 2011; e no Concurso Estadual de Blumenau em 2004, onde a banda foi a campeã infanto-juvenil na modalidade “Especial c/Lira”.
O jornalista André Bonomini é o maestro e único integrante remanescente da primeira formação da banda, que ainda está na ativa da FAJOMA. Uma história que começou em 7 de abril de 2001. Para Bonomini, a presença da música na escola transmitir conhecimentos que muitas vezes nem a sala de aula pode passar por completo. “Lições de cooperação, coleguismo, disciplina e, acima de tudo, musicalidade. Por isso e outros tantos motivos que o fomento a esta atividade tão clássica em nossas escolas no Vale e em SC é tão importante”, comenta o maestro.
A Escola de Educação Básica Padre José Maurício, fica localizada na Rua Progresso, número 2053, no bairro Progresso, em Blumenau.