Poltronas do Cine Teatro da Fundação Cultural farão homenagens a ilustres blumenauenses

 

A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) irá homenagear ícones blumenauenses nos segmentos da tradição, música, literatura, artes, canto lírico e produção cultural. Nomes de seis personalidades serão fixados nas poltronas do Cine Teatro Edith Gaertner, espaço destinado ao cinema clássico, shows musicais, apresentações teatrais e reuniões culturais da cidade.

A inauguração das poltronas personalizadas ocorre no dia 3 de novembro, durante a cerimônia de abertura da 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). O evento, que contará com lançamento de livro, abertura das cinco salas expositivas, música e declamação, será aberto ao público às 19h. A entrada é gratuita.

O presidente da FCBlu, Rodrigo Ramos, considera as homenagens como parte de uma tradição dos blumenauenses. “Significam reconhecimento das personalidades que contribuíram para a cultura local, pois são nomes expressivos desse cenário”.

O Cine Teatro Edith Gartner possui 67 poltronas. Algumas delas já contam com placas com nomes das personalidades homenageadas, tais como Renate Dietrich (artes gráficas), Odorico Durieux e José Gonçalves (literatura), Hugo Schricket Jr. (fotografia), Rute Zendron e Herbert Holetz (cinema), Alberto Luz (artes plásticas), Carlos Jardim (teatro) e Friederich Ideker (folclore). “É uma iniciativa simbólica. Na oportunidade, familiares dos homenageados vão receber certificados de Mérito Cultural pelos relevantes serviços prestados para a cultura de Blumenau”, destaca Rodrigo Ramos.

Outra homenagem que será feita na noite é para o artista Roy Kellermann, que dará nome à Sala Principal do MAB. “A escolha se dá pela trajetória do Roy, um dos fortes nomes da arte contemporânea. Agora ele se junta aos nomes de Alberto Luz e da Sala Elke Hering”, lembra o presidente.

A noite prossegue com a abertura da Galeria dos Presidentes da Fundação Cultural de Blumenau. Essa homenagem inclui 12 personalidades que desde a Fundação Casa Dr. Blumenau estiveram presentes na administração e condução cultural da cidade. A lista inclui os antigos gestores da casa José Ferreira da Silva, Edison Mueller, Frederico Carlos Allende, José Gonçalves, Frank Graf, Elke Hering, Altair Carlos Pimpão, Braulio Schloegel, Marion Bubeck, Ivo Hadlich, Marlene Schlindwein e Sylvio Zimmermann Neto.

Outra novidade é a inclusão do Espaço Alternativo no circuito de exposições permanentes, contanto um pouco da história do prédio central da Fundação Cultural e também do Centro Histórico da cidade, com destaque para a Rua das Palmeiras. Imagens e textos, dispostos em painéis, mostram a mobilidade da cidade no período colônia e as transformações ao longo das décadas. O visitante poderá ter contato com objetos que relembram o Centro Histórico e documentos recuperados do incêndio que danificou parte do prédio da antiga prefeitura.

Abertura da 5ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira (3)

Horários:
19h – conversa com os artistas
20h – solenidade de abertura das exposições, lançamento de livro, declamação de poemas pela Sociedade Escritores Blumenau (SEB) e Academia de Letra de Blumenau. Apresentações do Grupo Barbotina e da Banda Municipal de Blumenau.

As exposições
– Possibilidades e limitações aprofundadas em condições do cotidiano, do artista Edilson Viriato (Curitiba/PR)
– O que te move?, da artista Elisângela Justino (Curitiba/PR)
– Signos, da artista Giovana Hultmann (Curitiba/PR)
– Composição, da artista Marinice Costa (Curitiba/PR)
– Reinvenção de Trajetórias entre Signos, da artista Ropre (Uberlândia/MG)

Visitas: até 17 de fevereiro. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: agendamentos pelo telefone (47) 3381-6176
Entrada gratuita

 

Os homenageados

Galeria dos Presidentes da Fundação Cultural
– José Ferreira da Silva
– Edison Mueller
– Frederico Carlos Allende
– José Gonçalves
– Frank Graf
– Elke Hering
– Altair Carlos Pimpão
– Braulio Schloegel
– Marion Bubeck
– Ivo Hadlich
– Marlene Schlindwein
– Sylvio Zimmermann Neto

 

Meio artístico
– Fausto Emmendorfer – Tradição e Cultura Alemã
– Frank Graf – Música
– Luiz Eduardo Caminha – Literatura
– Tadeu Bittencourt – Artes Visuais/Plásticas
– Marcos Liesenberg – Canto Lírico
– Ricardo Pimenta – Produção Cultural

Por Sérgio Antonello, da Fundação Cultural de Blumenau