Por Ricardo Lunge
O que antes era feito manualmente agora tem a tecnologia a disposição. Estão no município de município de Blumenau dois aparelhos de Raio-X de alimentos, da marca Nuctech, para o Presídio Regional de Blumenau e para a Penitenciária Industrial de Blumenau. Estes equipamentos vieram através de doação feita pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), após serem utilizados nos jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro (RJ) este ano e serão instalados nos dias 24 (Penitenciária) e 25 (Presídio).
Os scanners servirão para verificação dos pertences dos familiares e amigos dos detentos quando estiverem fazendo visitas e trouxerem algum alimento em sacolas ou outras bolsas de uso pessoal. “Antes estas revistas eram feitas por agentes prisionais e olhavam item por item das sacolas. Agora este equipamento vai diminuir o tempo de espera dos visitantes e também a mão de obra dos agentes, podendo focar em seus trabalhos de atenção com os detentos e demais atividades de rotina. ” Relata o Diretor do Presídio de Blumenau, Daniel Sena.
O aparelho de Raio-X está instalado em quatro unidades penitenciárias: São Pedro de Alcântara, Criciúma, Florianópolis e Chapecó. Com a remessa do Depen, um total de 31 presídios e penitenciárias do Estado passam a ter os equipamentos, explica a diretora de Ações Penitenciárias do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina (Deap), Talita Martins.