segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioGeral74 pontos de praias catarinenses estão impróprios para banho

74 pontos de praias catarinenses estão impróprios para banho

Foto: ondagringa.com.br
Foto: ondagringa.com.br

Na tarde desta sexta-feira (8/01), a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou o relatório das condições das praias catarinenses. Dos 208 pontos analisados, 137 estão próprios para banho, o que representa 65%. Em Florianópolis, 40 locais estão em boas condições e 35 estão impróprios. Nas outras regiões, 97 pontos estão próprios e 39 estão inaptos.

O relatório aponta que 26 pontos passaram a ser impróprios para banho e outros nove passaram a ser próprios em relação ao relatório anterior. “Indicamos aos banhistas que procurem locais que estejam com condições favoráveis para o banho, preservando assim a saúde”, afirma Márcio Luiz Alves, diretor de Proteção dos Ecossistemas da Fatma.

No Litoral Norte, separaramos as praias onde os moradores do Vale do Itajaí normalmente frequentam. Em Balneário Camboriú, foram identificados quatro pontos impróprios para o banho. Bombinhas tem dois, Itajaí tem um, Itapema tem três, Navegantes tem dois, Penha tem cinco, Porto Belo tem três e São Francisco do Sul tem cinco.

As consultas dos pontos próprios e impróprios para banho e o histórico estão à disposição. O site da Fatma pode ser acessado no www.fatma.sc.gov.br e o aplicativo está disponível para Android.

Como é feito

Para fazer o relatório, a Fatma conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que coleta as amostras. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivamente.

O fator analisado é a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças, além de indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

As coletas são realizadas nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário da Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Fonte: Fundação do Meio Ambiente (Fatma)

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS