4ª Temporada de Exposições do MAB abre em grande estilo

Temporada-MAB_11-9-15_01

Texto e fotos: Sérgio Antonello

O público mais uma vez lotou a Fundação Cultural de Blumenau para a abertura da 4ª Temporada de Exposições, na noite de quinta-feira, dia 10 de setembro. Os salões foram abertos em clima festivo, com conversa com artistas expositores, música, poesia e coquetel. Um dos pontos altos foi o lançamento da Edição Brasil em Números, volume 23 – pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com ilustrações de obras do Museu de Arte de Blumenau. Pela primeira vez na história da publicação, um museu fora de capitais recebe tal prestígio.

Representantes do Ibge valorizaram o evento e ficaram impressionados com a receptividade que tiveram na Fundação Cultural de Blumenau. O presidente da FCB elogiou o empenho dos servidores da casa na organização de mais uma temporada. No Espaço Alternativo, a Sociedade Escritores Blumenau (SEB) representada por 14 autores apresentou a instalação poética Poema em Arte.

A 4ª Temporada de Exposições do MAB oferece as exposições “Plano de Cor”, do paulistano Diego Castro, “Recre/Recri/Ação”, da catarinense Belíria Boni, “Moedas”, do paulistano Alexandre Frangioni, “Metamórficas”, do argentino Javier Di Benedictis, e “Convergências”, do catarinense Tchello d’ Barros. A visitação poderá ser feita até 18 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita.

Temporada-MAB_11-9-15_02

Qualidade

O paulistano Alexandre Frangioni, que apresenta a exposição “Moedas”, na Sala Elke Hering, também ficou satisfeito com a qualidade da programação. “”Quero parabenizar a Fundação Cultural pelo evento e mais uma vez pela ajuda da equipe na preparação e montagem da exposição”, disse o artista. “Quanto a montagem e abertura da temporada, gostaria de citar que foi uma grata surpresa por vários aspectos, em primeiro lugar a hospitalidade de Blumenau e das pessoas do MAB, em segundo pela infraestrutura dos espaços expositivos, boa iluminação, qualidade das paredes, bom pé direito e visualização excelente com grandes áreas envidraçadas.”

Frangioni também salientou a diversidade de exposições. “Encontramos várias formas de expressões artísticas como objetos, instalações, vídeos, esculturas, pinturas e até poesia. Pude notar uma participação genuína de pessoas das mais variadas idades, desde estudantes, até pessoas de meia idade e crianças pequenas, o que mostra o interesse da população pela atividade artística. Isto tudo sem contar com a presença de diversas autoridades, tanto do meio artístico como da política local.”

Outra grata surpresa para Frangioni foi a quantidade de pessoas presentes na abertura. “Segundo minha estimativa, estiveram presentes mais de 200 pessoas, o que foi acima do que eu imaginava. Após minha narrativa ao público presente tive o contato com diversas pessoas, que me procuraram para falar sobre as obras, com perguntas e observações muito interessantes, algumas voltadas para as técnicas empregadas, outras para o conceito das obras e algumas até para saber o que certos objetos tinham como função. Enfim a noite esteve excelente”.

A gerente do MAB Mia Ávila destacou que a presidente do IBGE e todos os representantes do instituto ficaram muito satisfeitos com o resultado do evento. “Segundo eles, a exposição esteve “coroada de êxitos”. Ressaltaram a competência e excelência de nossos trabalhos, no cumprimento das etapas que eram de nossa responsabilidade. A presidente do IBGE Wasmália Bivar em sua despedida agradeceu principalmente ao acolhimento que tanto ela quanto toda sua equipe tiveram”, disse Mia. “Pelos comentários que ouvi, a classe artística presente, os professores e acadêmicos, visitantes em geral, sentiram-se honrados por Blumenau ser a primeira cidade fora do eixo das capitais a ter um Museu de Arte convidado a ser parceiro do IBGE e ilustrar a publicação (capa e abertura dos capítulos) com imagens de obras do acervo.”

4ª Temporada de Exposições no MAB
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, até 18 de outubro
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Fonte: Mia Ávila, gerente do Museu de Arte de Blumenau, Fundação Cultural de Blumenau