Fotos: Restaurante Casa do Capitão
Nos dias 29 e 30 de setembro, entre às 9h e 18h, acontece 3º Festival da Primavera de Joinville. No evento com entrada gratuita haverá orquídeas, arte, cultura, gastronomia e diversão para todos os estilos e idades.
O festival é uma realização da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas – AJAO e do restaurante Casa do Capitão, e homenageia o período de floração da orquídea Cattleya intermedia, espécie nativa das regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Para os aficionados por flores, exposição e concurso de Orquídeas, com centenas de plantas cultivadas pelos associados da AJAO e orquidófilos convidados da região, Mercado de Plantas, com comercialização de orquídeas, flores, cactos, suculentas e plantas ornamentais. Também terá Oficinas de Cultivo, para quem quiser conhecer dicas de como cultivar as suas orquídeas.
No coreto do Parque da AJAO irão ocorrer apresentações artísticas e culturais para todas as idades, com música, dança, teatro, literatura, contação de histórias, exposição de arte, atividades de lazer e recreação para as crianças, além de atividades físicas como caminhada até o Mirante e aulão de zumba.
A gastronomia ficará por conta do restaurante Casa da Capitão (anexo à AJAO) que irá comercializar lanches e refeições. No período da manhã, café, bolos e cucas em porções individuais. No almoço, buffet livre com diversidade de saladas, pratos quentes e sobremesas. E à tarde, café com delícias doces e salgadas.
“Serão dois dias intensos com programação cultural que envolve exposições, poesia, música, dança e teatro. Um espetáculo dentro do 3º Festival da Primavera de Joinville. Além disso, é uma oportunidade de a comunidade prestigiar os artistas locais e aproveitar o fim de semana”, antecipa José Lopes, da Casa do Capitão.
De acordo com o presidente da AJAO, James Hasselmann, o 3º Festival da Primavera é uma oportunidade para o público desfrutar de um programa de lazer em contato com a natureza.
“Todos falam em qualidade de vida, pensando em profissão, atividades físicas e alimentação saudável, mas esquecem do contato com a natureza. No Festival da Primavera o público poderá apreciar as orquídeas em seu habitat natural, contemplar a área verde do nosso parque e aproveitar todas as atrações da programação”, afirma Hasselmann.
Confira a programação completa:
PROGRAMAÇÃO DE FLORES
EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS:
O público poderá apreciar as centenas de orquídeas cultivadas por orquidófilos da AJAO e de outras entidades da região. Grande diversidade de espécies, híbridos, cores e plantas.
CONCURSO DE ORQUÍDEAS:
As orquídeas em exposição serão avaliadas por comissão técnica da AJAO e serão eleitas as melhores plantas, em seis categorias diferentes: Híbrido, Dendrobium, Cattleya intermedia, Micro-orquídeas e Ornamentais. Os ganhadores serão presenteados com troféus.
MERCADO DE PLANTAS:
Durante o 3º Festival da Primavera, três estandes estarão comercializando orquídeas, plantas ornamentais, suculentas, cactos e flores de corte.
OFICINAS DE CULTIVO:
O público que desejar aprender quais são os cuidados básicos para o cultivo de orquídeas, poderão participar das Oficinas de Cultivo, que acontecerão no sábado (29/9), às 11 horas; e no domingo (30/9), às 14 horas. No conteúdo das oficinas, temas como regas (quando e com que periodicidade regar as plantas), replantio, identificação da luminosidade necessária para a planta e adubação. A Oficinas de Cultivo são gratuitas e têm uma hora de duração.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Sábado (29)
Visita à Exposição de Orquídeas das 9h às 18h
9h30 – Abertura oficial com a presença de autoridades e poesia de Rita de Cássia Alves; saxofone com Alex Fachini;
10h – Asas Macalossi;
10h30 – Contação de histórias com Alcione;
10h30 – Oficina de cultivo – AJAO
11 h – Banda do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville;
12h às 13h – Almoço com “Prática de Conjunto de Choro”, da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL) da Casa da Cultura de Joinville;
14h – Oficina de Sambaterapia com Felícia Oliveira;
15h – Casa da Cultura – Apresentações de música, teatro, dança e artes plásticas;
17h30 – Encerramento com Aulão de Zumba da Academia Conexão Fitness;
Domingo (30)
Visita à exposição de Orquídeas das 09h às 18h
8h – “Caminhando” com Grupo Garra (concentração e subida ao Mirante);
9h45 – Aulão de Alongamento com Grupo Garra e sorteio de brindes;
10h15– Mello Band;
11h30 – Lançamento do Livro “Sobre os Jardins´´, com Beth Fontes;
12h – Apresentação de coreografia Mister e Miss Joinville (Asas, Miss SC)
12h30 – Mel Plenz e Eduarda Henklein, baterista mirim;
14h – Oficina de Cultivo de Orquídeas – AJAO;
15h – KinderBand bandoneonistas mirins;
16h – Dança Inclusiva – Instituto Cultural Ademar Cesar;
16h30 – Studio de Dança Dois Prá Lá Dois Prá Cá apresentação e aula (Salsa)
17h30 – Premiação das Orquídeas Campeãs e encerramento – AJAO.
EM SIMULTÂNEO
- Bolhas gigantes de sabão, com Bruna Flor;
- das 11h às 17h – Pintura em rosto para as crianças, com Salada Mista;
- das 10h às 17h – Desafio das cestas com atletas de basquete de Joinville (premiação e brindes);
- Espaço Kids, com Salada Mista;
- Presença da Rainha e Princesas da 80ª Festa das Flores;
- Café com cunha de manhã e à tarde – Restaurante Casa do Capitão;
- Almoço com pratos típicos da culinária alemã – Restaurante Casa do Capitão;
- Gastronomia diversificada – pão de batata, batata recheada, mini pizza, cachorro quente, pipoca e espetinho de chocolate – Restaurante Casa do Capitão;
- Oficina da Podologia, com podóloga Vivian Lyra Podóloga;
- Exposição “Flores”, das alunas do curso de Tapeçaria e Tecelagem, orientadas pela professora Luciane Sell da Silva, da Casa da Cultura de Joinville;
- Painel de Primavera “Chalk Art” com Escrita Bonita, da educadora e poetisa Silvane Silva;
- Exposição de fotografias “Luz, História e Emoção”, pelo olhar de Leo Waltrick;
- Espaço “Agora Vai, Eu Caso”;
- Confraria do Escritor.:
3º Festival da Primavera de Joinville
Data e horário: 29 e 30 de setembro, das 9 às 18 horas
Local: Parque da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas – AJAO, localizado na Rua Saguaçu, 212, bairro Saguaçu.
Acesso gratuito