Palestra com Geninho Goes, organizador da BNT Mercosul, apontou os caminhos para o segmento. Números do setor em 2015 são comemorados pelos executivos
Texto: Marina Melz
Geninho Goes começou sua apresentação no 2º Almoço de Negócios do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau (BVECVB) apontando que, segundo a neurociência, 95% das nossas ações são hábito e apenas 5% são comandadas pelo livre arbítrio. De acordo com ele, o turismo precisa passar a ser visto como um negócio com indicadores numéricos como qualquer outro. O encontro aconteceu na manhã do dia 28 de julho, no Hotel Plaza Blumenau, e reuniu cerca de 80 executivos ligados ao trade turístico da região.
O palestrante afirmou ainda que, com a globalização, os lugares e o comportamento das pessoas estão se tornando cada vez mais parecidos. “Com isso, ganha quem mantiver diferenciais culturais que façam valer a pena uma visita. E isso, não preciso dizer, vocês tem de sobra aqui no Vale Europeu”, disse.
O fim da palestra aconteceu com uma chamada para a ação. “Estamos cansados de saber, eu e vocês, que quem faz a diferença no turismo é a iniciativa privada. Temos que nos valorizar, nos unir. Antes de reservar o hotel ou definir onde vai jantar, o turista define para onde ir. E o destino Vale Europeu precisa ser o carro-chefe na comunicação e nas vendas de todos”, finalizou.
Números positivos animam o setor
O presidente do BVECVB, Valmir Zanetti, comentou na abertura do evento sobre as prioridades da entidade em aumentar a representatividade, captar eventos de médio porte e melhorar o receptivo através da qualificação das pessoas. O executivo também trouxe dados que apontaram que a movimentação de ônibus de turismo no Empório Vila Germânica em junho e julho de 2015 já era, até aquela data, 51% maior do que o mesmo período do ano passado.
O bom momento foi confirmado por Richard Steinhausen, do Sindicato dos Hoteis, Bares, Restaurantes e Similares (Sihorbs). Segundo ele, a movimentação este mês deve ser cerca de 8% superior ao mesmo período do ano passado nos 4 mil leitos disponíveis na cidade.