Por Claus Jensen, com fotos de João Paulo Taumaturgo
Já faz mais de um ano que OBlumenauense cobriu o lançamento da cervejaria que leva o nome da cidade, ocorrida em agosto de 2015. Na época ainda pensei: como ninguém pensou nisso antes?? Desde lá, já foram conquistadas oito medalhas nacionais e internacionais, lançados cinco rótulos e a empresa participou do Festival Brasileiro da Cerveja.
Na época, a produção era terceirizada, agora já estão sendo realizados os primeiros testes em uma estrutura própria para fabricação no bairro Itoupavazinha, com capacidade de produzir 100 mil litros ao mês. Razões não faltam para comemorar. Então que tal fazer isso lançando um novo rótulo chamado de 1850, a data de fundação de Blumenau? Falando no assunto, nesta sexta-feira, dia 2 de setembro, a cidade comemora 166 anos.
A 1850 é uma cerveja escura com 8% de graduação alcoólica. Um dos diferenciais é que este rótulo foi produzido exclusivamente com maltes especiais da Malteria Blumenau. “As micromaltarias ainda são novidades no Brasil e temos a sorte de contarmos com uma na cidade. Decidimos utilizar os maltes pale, barley loaf e blumenauer na nossa Barley Wine e o resultado foi ótimo”, comenta o mestre-cervejeiro Fernando Lapolli. A Barley Wine de guarda pode ser consumida em até três anos. A sugestão é que ela seja aberta depois de um ano para que algumas características sensoriais se intensifiquem.
Valmir Zanetti, diretor da Cerveja Blumenau, lembra que o lançamento é uma promessa feita há um ano. “Quando apresentamos o projeto da nossa cervejaria, prometemos que 12 meses depois estaríamos comemorando o sucesso desta trajetória com um rótulo em homenagem à fundação da cidade. Não imaginávamos que isso aconteceria na mesma semana em que realizamos o sonho de sermos uma das cervejarias da Oktoberfest e que a nossa estrutura própria estaria entrando em funcionamento”, diz.