segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioEventos159 anos cuidando da saúde dos moradores de Blumenau e Vale do...

159 anos cuidando da saúde dos moradores de Blumenau e Vale do Itajaí

 

 

Por Claus Jensen, com cobertura de Marlise Cardoso Jensen

Em 1857, o Dr. Bernardo Knoblauch foi contratado como primeiro médico da colônia Blumenau. As dificuldades, perigos de acidentes, afogamentos, mordidas de animais, picadas de insetos, epidemias e doenças tropicais, exigiam um tratamento que fosse além da assistência caseira. Anos mais tarde, em 1870, o fundador da cidade, Dr. Hermann Otto Blumenau, mandou erguer um barracão para abrigar uma casa de saúde.

 

Em 1876, foi concluída uma nova construção, toda de carpintaria, com frontal de tijolos e coberto de telhas e muro. Contava com enfermeiras, cozinha, latrinas, depósito de cadáveres e pertences. Já no primeiro ano, foram realizadas 16 cirurgias. Denominado de Hospital da Caridade, teve como seu primeiro médico o Dr. Francisco Valloton, que durante dez anos.

 

Mas a antiga construção acabou sendo derrubada por um forte temporal em fevereiro de 1874. Outra construção mais apropriada foi iniciada e concluída dois anos mais tarde, na época denominada Hospital Caridade.

Em 1948, a unidade de saúde passou a denominar-se Hospital Santo Antônio. Dois anos depois, sob administração do prefeito Frederico Busch Jr., foram iniciadas as construções de novas áreas como maternidade, pediatria, otorrinolaringologia e um pavilhão para quartos particulares. A história completa você pode conferir clicando aqui.

 

 

Na quinta-feira (25/08/19), uma cerimônia relembrou essa bela história construída em mais de um século e meio pelos colonos europeus e seus descendentes. Segundo a enfermeira Izabel Cristina Casarin, gerente geral do Hospital Santo Antônio, a unidade tem 232 leitos, mais de 800 colaboradores e um corpo médico formado por 280 profissionais.

 

Enfermeira Izabel Cristina Casarin, gerente geral do Hospital Santo Antônio

 

Em 2018, foram realizadas quase 16 mil cirurgias e 200 mil atendimentos. A solenidade contou com a presença de várias entidades filantrópicas, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, autoridades como o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt e o Secretário de Promoção da Saúde, o médico Winnetou Michael Krambeck.

 

Jorge José Cenci, atual Presidente do Conselho Curador da Fundação Hospitalar de Blumenau

 

O empresário Jorge José Cenci, atual Presidente do Conselho Curador da Fundação Hospitalar de Blumenau, falou dos atendimentos e valorizou o trabalho de todas as pessoas envolvidas. Mas destacou o número de partos realizados no hospital. “Quando soube que são mais de 300 por mês, pensei: ‘onde nasce tanta criança?’ [risos]. É emocionante quando você visita as UTI’s neonatal e infantil. Aqui nasceu meu filho e fui muito bem atendido”, lembrou um dos fundadores da Senior, uma das maiores empresas de Software do país.

 

Mário Hildebradnt, prefeito de Blumenau

 

O prefeito Hildebrandt testemunhou o atendimento que seus familiares receberam em três momentos, inclusive da filha. Ressaltou a importância da unidade ser reconhecida como hospital de referência, o que não acontece só no papel, mas na prática sim, já que atende pacientes de todo vale do Itajaí. Lembrou de que se a tabela dos procedimentos médicos do SUS estivesse atualizada, hospitais públicos de todo país enfrentariam menos dificuldades financeiras. Um problema que se estende há décadas.

 

Médico Winnetou Michael Krambeck, Secretário de Promoção da Saúde

 

Já o secretário Krambeck, lembrou da relação dos moradores que em algum momento de sua vida tem uma história com o hospital. Foi o caso do avô dele, que enquanto pedreiro, ajudou na construção do prédio ao lado do Santo Antônio.

Um dos momentos marcantes foi a apresentação de violão e violino do grupo Capelania do Hospital Santo Antônio, da música “A thousand years” de Christina Perri. Mas melhor do que escrever, é acompanhar todos esses momentos memoráveis através desse vídeo. Em seguida, as fotos da cerimônia.

 

 

 

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS