Por Claus Jensen, com cobertura de Marlise Cardoso Jensen
Em 1857, o Dr. Bernardo Knoblauch foi contratado como primeiro médico da colônia Blumenau. As dificuldades, perigos de acidentes, afogamentos, mordidas de animais, picadas de insetos, epidemias e doenças tropicais, exigiam um tratamento que fosse além da assistência caseira. Anos mais tarde, em 1870, o fundador da cidade, Dr. Hermann Otto Blumenau, mandou erguer um barracão para abrigar uma casa de saúde.
Mas a antiga construção acabou sendo derrubada por um forte temporal em fevereiro de 1874. Outra construção mais apropriada foi iniciada e concluída dois anos mais tarde, na época denominada Hospital Caridade.
Em 1948, a unidade de saúde passou a denominar-se Hospital Santo Antônio. Dois anos depois, sob administração do prefeito Frederico Busch Jr., foram iniciadas as construções de novas áreas como maternidade, pediatria, otorrinolaringologia e um pavilhão para quartos particulares. A história completa você pode conferir clicando aqui.
Na quinta-feira (25/08/19), uma cerimônia relembrou essa bela história construída em mais de um século e meio pelos colonos europeus e seus descendentes. Segundo a enfermeira Izabel Cristina Casarin, gerente geral do Hospital Santo Antônio, a unidade tem 232 leitos, mais de 800 colaboradores e um corpo médico formado por 280 profissionais.
Em 2018, foram realizadas quase 16 mil cirurgias e 200 mil atendimentos. A solenidade contou com a presença de várias entidades filantrópicas, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, autoridades como o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt e o Secretário de Promoção da Saúde, o médico Winnetou Michael Krambeck.
O empresário Jorge José Cenci, atual Presidente do Conselho Curador da Fundação Hospitalar de Blumenau, falou dos atendimentos e valorizou o trabalho de todas as pessoas envolvidas. Mas destacou o número de partos realizados no hospital. “Quando soube que são mais de 300 por mês, pensei: ‘onde nasce tanta criança?’ [risos]. É emocionante quando você visita as UTI’s neonatal e infantil. Aqui nasceu meu filho e fui muito bem atendido”, lembrou um dos fundadores da Senior, uma das maiores empresas de Software do país.
O prefeito Hildebrandt testemunhou o atendimento que seus familiares receberam em três momentos, inclusive da filha. Ressaltou a importância da unidade ser reconhecida como hospital de referência, o que não acontece só no papel, mas na prática sim, já que atende pacientes de todo vale do Itajaí. Lembrou de que se a tabela dos procedimentos médicos do SUS estivesse atualizada, hospitais públicos de todo país enfrentariam menos dificuldades financeiras. Um problema que se estende há décadas.
Já o secretário Krambeck, lembrou da relação dos moradores que em algum momento de sua vida tem uma história com o hospital. Foi o caso do avô dele, que enquanto pedreiro, ajudou na construção do prédio ao lado do Santo Antônio.
Um dos momentos marcantes foi a apresentação de violão e violino do grupo Capelania do Hospital Santo Antônio, da música “A thousand years” de Christina Perri. Mas melhor do que escrever, é acompanhar todos esses momentos memoráveis através desse vídeo. Em seguida, as fotos da cerimônia.