Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

104 estabelecimentos já foram fechados por descumprirem o horário reduzido em Blumenau

 

 

 

 

Nesta semana a Prefeitura de Blumenau anunciou a adequação de horários para o comércio no sábado (8/08, e domingo (9/08/20). De qualquer maneira, a força-tarefa coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) com apoio da Vigilância Sanitária, continuará fiscalizando o cumprimento do Decreto Municipal nº 12.751, para evitar aglomerações.

Desde o dia 28 de julho, início do atual decreto, até esta quinta-feira (6), foram feitos 742 atendimentos. Do total, 273 estabelecimentos foram orientados e 104 foram fechados por descumprirem o horário reduzido. Também foram dispersadas 64 aglomerações em locais públicos, residências e comércios.

O coordenador da força-tarefa, coronel Carlos Olimpio Menestrina, ressalta que a flexibilização ainda exige cooperação dos blumenauenses. “Não é porque o município flexibilizou o horário do comércio que as pessoas podem promover aglomerações. É preciso cooperar para não precisar fechar tudo outra vez. O fechamento do comércio não é bom para ninguém”, salienta que as recomendações de distanciamento e higienização continuam sendo necessárias.

A força-tarefa é uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) e conta com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) e de outras secretarias municipais. Também participam da ação, a Polícia Militar, Policia Civil e 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros que passou a fiscalizar aglomeração em supermercados e mercados de Blumenau. Mais de 30 profissionais atuam diretamente na operação, divididos em equipes que percorreram os bairros da cidade.

Denúncias relacionadas a casos de aglomeração ou desrespeito às medidas restritivas podem ser registradas por meio do telefone 199.

 

GMT atua em cinturões noturnos

Desde o dia 14 de julho, a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) está fazendo fiscalizações de trânsito por meio de cinturões noturnos. As ações ocorrem todos os dias até as 3h, em vias de ligação entre os bairros de Blumenau. Do início das operações até esta quinta-feira, dia 6, 4.951 condutores foram abordados em diversos pontos do município.

Na fiscalização, 23 motoristas foram submetidos ao teste de alcoolemia, que apontou positivo para embriaguez ao volante. Eles foram encaminhados à Central de Polícia Civil. A Polícia Militar também tem prestado apoio nas operações.

O intuito das medidas não é multar, mas evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado, pois os acidentes de trânsito graves ocasionam politraumas nas vítimas e com isso é necessário acompanhamento médico, que evoluem para internação nos hospitais. O aumento de pacientes vindos de acidentes de trânsito preocupa, pois são internações evitáveis, reduzindo o número de leitos de UTI e enfermaria, que poderiam estar à disposição de pacientes com Covid-19.

Por Joao Vítor Korc, com informações Adriano Lins [SECom/BNU]

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top