Na tarde desta quarta-feira (18/01/23), a Polícia Militar foi informada através do 190, sobre um assalto que estava acontecendo próximo a um clube de tiro, localizado no bairro Nova Esperança, em Balneário Camboriú (SC). As informações davam conta que alguns homens teriam entrado no local com armas longas, tipo fuzil, e depois fugiram em uma caminhonete Ford Ranger.
Pela gravidade da ocorrência, foram mobilizadas todas as viaturas e motocicletas do 12° Batalhão de Polícia Militar, bem como o helicóptero Águia 07. Foi iniciada uma grande operação e cerco na tentativa de localizar o veículo com os supostos criminosos.
Durante o deslocamento ao local, as viaturas policiais cruzaram sinais vermelhos, trafegaram pela contramão e excederam o limite de velocidade. Foram deixadas em segundo plano as outras ocorrências no sistema que aguardavam também atendimento policial.
Quando as guarnições chegaram ao endereço, conversaram com moradores da região que relataram a mesma informação da ligação feita ao 190. Eles indicaram a rota de fuga do veículo suspeito.
Depois de aproximadamente 30 minutos de intensas buscas, com sobrevoo da aeronave pela região e mobilização de policiais de Itapema e Itajaí, que realizaram barreiras na BR-101, a caminhonete foi encontrada estacionada em uma residência na Rua Nova Iguaçu, no mesmo bairro onde o fato havia acontecido.
O imóvel foi cercado e abordado o morador de 28 anos. Ele disse que é youtuber, estava gravando um vídeo que simulava um assalto para o seu canal e que as armas usadas seriam do tipo airsoft. O homem relatou também que não informou ou pediu autorização para os órgãos públicos competentes para gravar as cenas em uma via pública.
Segundo a Polícia Militar, as pessoas que caminhavam pela rua, quando viram a simulação, teriam relatado que o youtuber apontou uma arma e mandou ir embora, com voz e gestos. Diante da situação, eles fugiram desesperados até uma fábrica onde pediram a um funcionário ligar para a Polícia Militar. Quando deram o depoimento à guarnição, ainda estavam muito assustadas e abaladas emocionalmente.
“Diante dos fatos, principalmente pelo atentado contra o funcionamento do serviço policial militar, ao provocar prejuízo ao atendimento de outras ocorrências e a atividade de policiamento ostensivo preventivo, a guarnição deu voz de prisão em flagrante para o youtuber, pelos crimes do artigo 265 do Código Penal, bem como pelo crime de ameaça e pela contravenção penal de Perturbação do trabalho ou sossego alheios, com penas que podem chegar a 5 anos de reclusão”, informou a PM.
As armas airsofts e outros itens utilizados na gravação foram apreendidos como objetos do ilícito praticado. Nos equipamentos fotográficos havia as cenas com a simulação do assalto.