A WEG tornou-se a primeira empresa no Brasil a obter a certificação de acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para suas estações de recarga de veículos elétricos. Com essa conquista, as linhas WEMOB WALL e WEMOB PARKING foram reconhecidas oficialmente pelo órgão por atenderem todas as normas de segurança e eficiência.
O processo conduzido pelo Organismo de Certificação de Produto PCN (Product Certificate Networks), envolveu auditorias nos sistemas de produção e no suporte ao cliente da empresa. Foram realizados testes laboratoriais que avaliaram características elétricas, segurança, interface com o usuário, e compatibilidade eletromagnética das estações de recarga. Os produtos foram aprovados com base na norma ABNT NBR IEC 61851-1:2021 e o Certificado de Conformidade tem validade de seis anos, com revisões anuais conforme a Portaria Inmetro nº 200/2021.
A certificação foi oficializada nesta quinta-feira (29/08/24), durante um evento na sede da WEG em Jaraguá do Sul (SC), que contou com a presença do presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, do diretor executivo do PCN na América Latina, Kim Rieffel, e do diretor superintendente de Digital e Sistemas da WEG, Carlos Bastos Grillo, além de outras autoridades e representantes dos órgãos certificadores.
“Esta conquista reafirma nosso compromisso com a qualidade e a inovação no desenvolvimento de soluções seguras e eficientes para o mercado de mobilidade elétrica, é um reconhecimento técnico atestado pelo Inmetro no Brasil de um produto desenvolvido e produzido também no Brasil, mas com critérios e presença que atendem, da mesma forma, outros exigentes mercados internacionais que a WEG atua”, comentou Grillo.
Além da certificação do Inmetro, as estações WEG possuem outras certificações internacionais, incluindo ANATEL (Brasil), CE (Europa), UKCA (Reino Unido), EV Ready 2.0, CB Scheme (IEC 61851-1), ULM-NOM (México), SEC (Chile), UNIT (Uruguai) e RETIE (Colômbia). Essas certificações garantem que os produtos atendem às normas de segurança e compatibilidade em mercados globais.
O presidente do Inmetro destacou que a certificação voluntária da WEG é um passo importante para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros nos mercados nacional e internacional, e que a certificação compulsória pode ser implementada no futuro devido ao crescimento da mobilidade elétrica.