Por Jamile Cardoso
Um dia depois de distribuir 27 moções de louvor em uma única sessão, a Câmara Municipal de Blumenau votou e aprovou, em primeiro turno, o aumento em 150% no número de moções que cada vereador tem direito. A bancada do NOVO foi contra a proposta e, ao defender seu posicionamento no plenário, o vereador Diego Nasato foi criticado pelos demais colegas de Casa.
Nasato, em seu pronunciamento, justificou o voto contrário. “É claro que é um instrumento legítimo, faz parte do Legislativo, mas quando a gente estabelece que podem ser homenageadas até 900 pessoas ou instituições por ano, isso sem falar nas Comendas Municipais do Mérito, a gente acabou banalizando esse instrumento”, declarou o parlamentar.
“A gente está dando moção de louvor por aniversário de casamento, para patota de time de futebol, e esse mesmo instrumento é o que a gente dá para uma autoridade médica, que salvou uma vida (…) Esse não pode ser um instrumento meramente político, que vá agradar um futuro cabo eleitoral. Infelizmente, é isso que a gente tem visto na maioria dos casos”, finalizou Nasato.
A declaração de Nasato irritou os demais parlamentares, que passaram a o criticar na tribuna. Também foram contrários à proposta os vereadores Emmanuel Tuca (NOVO) e Carlos Wagner – Alemão (União). Os demais parlamentares votaram a favor do aumento do número de moções de louvor. Agora, o projeto deve ser submetido a uma segunda votação em plenário, possivelmente na próxima semana.