Votação em Blumenau registra filas e oito denúncias de crimes eleitorais

Mas o saldo de representantes federais e estaduais foi muito positivo.

Foto: Soni Robinson Witte

O primeiro turno das eleições de 2022 foi marcado pela intensa disputa entre partidos de oposição, entre direita e esquerda. A votação neste domingo (2/10/22) em Blumenau teve cinco urnas eletrônicas trocadas.

A Polícia Militar registrou oito denúncias de crimes eleitorais, todas foram averiguadas, mas nenhuma pessoa foi flagrada cometendo a infração. Confira quais foram:

  • Distribuição de santinho – proximidades da Escola Básica Municipal (EBM) Gustavo Richard (8h53), localizada no bairro Nova Esperança.
  • Propaganda irregular: próximo a EBM Prof. Oscar Unbehaun (9h23), no bairro Água Verde;
  • Boca de urna – próximo das escolas EBM Leoberto Leal (10h19), EBM Gustavo Richard (13h22), EEB Jonas R Coelho Neves (14h21), EEB Dr Max Tavares D’Amaral (15h20);
  • Alguém votou em seu lugar – Rua São Bernardo (16h35), no bairro Itoupava Norte; e Rua Doutor Pedro Zimmermann (16h42), na Itoupava Norte.
EEM Professora Izolete Elisa Gouveia Muller | Bairro Valparaíso | Foto: Leonardo Alegri

Filas e demora para votar 

A identificação do eleitor através do cadastro biométrico foi apontada como a principal causa de filas nas sessões eleitorais. Depois de um período de cadastramento, nem todos os dados estavam disponíveis na hora do eleitor se identificar através de sua digital.

Algumas pessoas fizeram as quatro tentativas e depois acabaram utilizando o método tradicional. O resultado foi uma votação mais lenta do que nos anos anteriores.

Blumenau tem representantes no estado e em Brasília

A força do Vale do Itajaí pesou na hora de eleger para a Câmara dos Deputados, a Ana Paula de Lima (PT) com 148.781 votos, e o Ismael dos Santos (PSD), com 110.531 votos. Os dois políticos já são conhecidos por sua atuação na Assembleia Legislativa e agora irão estrear em Brasília.

Já os 48.904 votos não foram suficientes para Ricardo Alba (União) conseguir a mesma proeza. Ele continuará até o final do ano cumprindo o mandato de deputado estadual, que em 2018 obteve a maior votação em Santa Catarina.

A Assembleia Legislativa terá de volta Ivan Naatz (PL), que conseguiu 45.304 votos. O ex-prefeito Napoleão Bernardes (PSD), que obteve 36.923 votos, também garantiu uma vaga. O estreante Delegado Egidio Ferrari (PTB), conseguiu 34.912 votos, um pouco mais do que o vereador Marcos da Rosa (União), com carreira política, que recebeu 26.803 votos.

As fotos abaixo mostram a chegada das urnas no cartório eleitoral em Blumenau.

Foto: Soni Robinson Witte
Foto: Soni Robinson Witte
Foto: Soni Robinson Witte
Foto: Soni Robinson Witte
Foto: Soni Robinson Witte
Foto: Soni Robinson Witte