Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer iniciam a programação do Outubro Rosa

Fotos: Jadir de Amorim
Fotos: Jadir de Amorim
Fotos: Jadir de Amorim

 

Neste domingo (2/10/16), iniciou a programação da 6ª edição do Outubro Rosa, promovido em Blumenau pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. Por volta das 9h, voluntárias começaram a pintar de rosa a ponte Comendador Souza e Silva, localizada ao lado da Praça Dr. Hercílio Luz (Bierganten) e do mausoléu.

Às 19h, acontece a missa na Catedral São Paulo Apóstolo, onde a entidade pede para quem comprou a camiseta rosa da campanha, venha trajado com ela. Na quarta-feira (5) às 19h30min, será celebrado um culto Ecumênico Igreja Luterana Espírito Santo, localizado na Rua Amazonas, ao lado do Hospital Santa Catarina.

Programação do Outubro Rosa

  • Dia 2 (Domingo)
    • 9h – Pintura da ponte Ponte Comendador Souza e Silva
    • 19h Missa Catedral São Paulo Apóstolo
  • Dia 5 (Quarta-feira) às 19h30 – Culto Ecumênico Igreja Luterana Espírito Santo
  • Dia 16 (Domingo) às 9h – 6ª Caminhada Outubro Rosa – Parque Ramiro Ruediger
  • Dia 22 (Sábado) às 16h30 – Zumba Rosa – Sede do SEST – SENAT no bairro ltoupava Central
  • Dia 27 (Quinta-feira) às 20h30 – Jantar Outubro Rosa no Tabajara Tênis Clube
  • Dia 31 (Segunda-feira) às 12h – Encerramento do Outubro Rosa com o Amoço Rosa na Associação Malwee

Sobre o Outubro Rosa:

O Outubro Rosa é um movimento conhecido e comemorado internacionalmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, na última década do século 20, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

No Brasil a primeira iniciativa aconteceu em outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do lbirapuera) em São Paulo. Mas somente em outubro de 2009, com a multiplicação das ações.