Por *Ana Paula S. Gobo, Fisioterapeuta (47 3066-1330 / 99124-7181)
A sensibilidade e força das mãos é conduzida por três nervos: o nervo mediano, o ulnar e o radial, eles são os principais nervos dos membros superiores e nascem na coluna cervical (pescoço). Após sair da coluna as raízes nervosas se unem para formam uma importante rede (o plexo braquial) a partir do qual os nervos se dividem e seguem um trajeto em direção as mãos (juntamente com artérias e veias), passando muito próximo a diversas estruturas, tais como ossos, músculos e ligamentos, até chegar na região da mão aonde fazem a inervação da mesma.
Quando por algum motivo (traumas diretos, chicote cervical, alterações posturais, espasmos musculares, etc) o nervo é comprimido, ocorre uma irritação do mesmo e aí o surgimento dos sintomas de parestesia (formigamento, dormência, queimação, etc) e/ou paresia (perda de força).
Os pontos mais comuns de compressão são:
- Na coluna cervical (por desgastes nas vértebras, hérnias de disco, alterações na mecânica da coluna, etc);
- Nas regiões chamadas desfiladeiros: entre os músculos escalenos (músculos localizados no pescoço); entre a clavícula e a primeira costela e no músculo peitoral menor (localizado na parte anterior das costelas superiores);
- Nos músculos e ligamentos do braço e antebraço (pronador redondo, flexo ulnar do carpo), em outras estruturas ósseas e tecidos moles como a o canal de guyon, túnel do carpo, entre outros;
- Cicatrizes.
Sintomas
A localização dos sintomas vai depender de qual nervo está sendo comprimido, e se manifesta (na maioria das vezes em apenas uma das mãos) como:
- formigamento;
- dormência;
- queimação;
- frio doloroso;
- choque;
- agulhada;
- perda de força;
- trajeto de dor/desconforto bem definido;
- sintomas que surgem ou pioram em determinadas posições ou movimentos dos braços ou da cabeça.
Hérnia de disco cervical e sintomas nas mãos
A cervical é uma região da coluna que possui grande mobilidade e desta forma fica mais suscetível as lesões e, consequentemente, ao surgimento de hérnias de disco.
O disco é uma espécie de amortecedor que se localiza entre uma vertebra e é formado por uma parte interna gelatinosa (o núcleo) e outra periférica (o anel fibroso), quando o disco passa por sofrimentos o conteúdo do núcleo pode sair através das fissuras do anel fibroso, causando uma hérnia de disco e comprimir as raízes nervosas que estão próximas.
As hérnias de disco cervicais mais comuns ocorrem entre as 5ª, 6ª e 7ª vértebras (C5-C6, C6-C7), e os sintomas dependem de qual raiz é afetada (comprimida/irritada), podendo ocorrer:
Hérnia entre C5 – C6 (raiz nervosa C6) – Podem provocar fraqueza nos músculos da parte da frente dos braços, além de dormência e formigamento que irradia para o polegar.
Hérnia entre C6 – C7 (raiz nervosa C7) – Podem provocar fraqueza nos músculos da região posterior do braço e que estendem os dedos, dormência e formigueiro que pode irradiar para o dedo médio.
Hérnia entre C7 – T1 (raiz nervosa C8) – pode causar fraqueza do punho, dormência e formigamento na região do dedo mínimo.
TRATAMENTO
Como em qualquer doença ou sintoma, nos casos de hérnias de disco cervicais, sejam eles com ou sem sintomas nas mãos, um diagnóstico específico e detalhado é de fundamental importância para compreender qual estrutura está sendo afetada e a partir disso determinar o melhor plano de tratamento para resolução do problema de maneira eficaz.
Técnicas osteopáticas, tração, mobilização neural e cuidados posturais são ótimos aliados para tratar este tipo de patologia, permitindo devolver ao corpo sua mobilidade normal e assim evitar sobrecargas nas estruturas da coluna e, consequentemente, a irritação do nervo.
Ana Paula S. Gobo – Fisioterapeuta (CREFITO 215176-F)
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Formação em Terapia Manual pelo ITAP, Pós-Graduanda em Osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid, Fisioterapeuta do ITC Vertebral – Unidade Blumenau
(47) 3066-1330 / 99124-7181
E-mail: blumenau@itcvertebral.com.br