Porto Belo pode ser a primeira cidade a ter um bairro parque. O VivaPark deve ser instalado na entrada do município, com 205 mil m² de espaços residenciais, incluindo apartamentos de 4, 3 e 2 suítes. Somente o parque, terá mais de 70 mil m², com dois lagos de aproximadamente 8,5 mil m², além de todo sistema de segurança e vigilância, com câmeras de última geração.
Os moradores do local também terão cinco praças temáticas, trilha para caminhada, bicicletário, pet place, estação de ginástica e alongamento, bebedouros, playground, arquibancada e balanços, além de brinquedos para toda a família. Um open shopping e mercado público com produtos da região, dará opções de compras e espaços de vivências.
A micromobilidade foi é uma das preocupações do bairro parque, com 4,5 km de ciclovia, onde as pessoas poderão se deslocar, praticar exercícios físicos e conviver em comunidade. Entre os serviços, o Colégio Bom Jesus e a UniAvan devem levar o conforto de completar os estudos. A construtora Torresani vai empreender os edifícios residenciais e o Mercado Público.
Segundo dados de uma pesquisa sobre potencial de mercado realizada pela Urban Systems, nos últimos dois anos, o crescimento médio no número de empregos em Porto Belo tem sido de 5,7%, impulsionada principalmente pelo comércio e serviços. A expectativa é que salte para 30%, com a geração média de 2 mil empregos diretos, a curto e médio prazos.
“A proposta da Vokkan Urbanismo é transformar vidas por meio do urbanismo, da cultura e da arte. A previsão inicial é investimentos mais de 7 bilhões de VGV (valor geral de vendas), com integração de espaços com a natureza e arquitetura de forma orgânica, criando destinos, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, destaca Roderjan Volaco, presidente da empresa responsável pelo projeto.
O objetivo inicial é que seja destinado para domicílio. Mas também será uma oportunidade de investimento, já que a alta temporada de verão (dez/março) aumenta a concentração de turistas em 42,3%. No mês de janeiro, Porto Belo concentra 16% do turismo no Litoral de Santa Catarina.
Os investidores acreditam que há uma grande demanda reprimida por esses espaços. A região tem muito potencial de crescimento, já que o Vale do Itajaí e o Norte catarinense correspondem a mais de 60% do PIB de Santa Catarina e concentram 65% dos empregos no Estado.
“Com o funcionamento completo dos serviços de saúde, educação, gastronomia, cultura, lazer e entretenimento, esse número será ainda maior”, destaca Roderjan Volaco.
Jaime Lerner
O VivaPark é assinado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, eleito o segundo maior urbanista do mundo, o único brasileiro a figurar na lista. É referência mundial em planejamento urbano e defende que é preciso agregar no espaço urbano uma estrutura construída com segurança, trabalho, lazer, moradia e educação em um único lugar. E é essa a proposta da Vokkan. “A criatividade está em começar uma transformação. Empresas como a Vokkan não esperam ter todas as respostas para começar. Elas vão em frente e transformam realidades”, destaca Jaime Lerner.
“A preocupação com a qualidade de vida vem mudando as características do consumidor. Cada vez mais, independentemente da idade, os cidadãos estão buscando a segurança, educação, trabalho, lazer e moradia num menor raio de distância possível. E esse é o nosso propósito”, destaca o empresário Roderjan Volaco.
Investimentos em infraestrutura e tecnologia
O sistema de segurança contará:
- OCR: Reconhecimento ótico de caracteres (sistema automatizado de leitura de placas e identificação das placas dos veículos);
- Central de inteligência 24 horas;
- Biometria facial;
- Bollard retrátil (que possibilita o fechamento de todos os acessos em questão de segundos)
- Câmeras térmicas e de alta definição
- Cercas virtuais
- Totens de segurança distribuídos no parque;
- Controle de estacionamento irregular;
- Inteligência artificial para análise automática de dados;
Infraestrutura:
- Fibra ótica;
- Rede de drenagem em PEAD;
- Sistema próprio de coleta e tratamento de esgoto.
Além da tecnologia envolvida no sistema de segurança, toda a infraestrutura será por meio de cabeamentos subterrâneos, possibilitando, além da estética visual, a utilização das mais modernas tecnologias. “Este é um grande investimento e que, muitas vezes não é dimensionado e que as pessoas pensam não agregar valor, contudo, quando o assunto é qualidade de vida, temos que ter ainda mais perspicácia e pensar num futuro duradouro. O atual cenário que estamos vivendo vem nos mostrando esse regresso ao olhar diferenciado, a valorização das pequenas conquistas e da importância do convívio coletivo”, finaliza Roderjan. Toda a tecnologia e sistemas exemplificados, irão compreender 100% da área do VivaPark.
Loja conceito
Recentemente a Vokkan Urbanismo lançou a sua loja conceito, localizada no VivaPark, onde os consumidores podem conhecer de perto todo o empreendimento e ter, em primeira mão, a experiência que todo o projeto irá propiciar.