Visita sela parceria com Universidade de Innsbruck da Áustria

Visita_universitarios-Insbruck-Austria_24-02-15_01

 

A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) está prestes a firmar um convênio com a Universidade de Innsbruck, na Áustria. Os primeiros passos foram dados nesta semana com a visita de um grupo de professores e estudantes do Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck. A expectativa é que ainda neste semestre seja assinado o convênio.

A visita foi intermediada pelo professor Ivo Theis, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FURB. As conversas sobre a visita foram feitas com o professor Martin Coy, da Universidade de Innsbruck, com quem Theis tem uma proximidade desde a década de 90 quando fez doutorado na Alemanha. Ano passado, Coy esteve no Brasil e foi aí que iniciaram as negociações para visitar Blumenau e a FURB. Coy, que é um estudioso da América Latina – fez inclusive sua tese de doutorado sobre o Brasil – leva o grupo de alunos uma vez ao ano para um trabalho de campo fora do seu país. E neste ano, a escolha foi pelo Brasil.

O foco da visita foi conhecer emigração alemã, com destaque para a arquitetura, e a indústria têxtil. Aproveitam a visita e conheceram o Museu Colonial, o Museu da Hering e também tiveram uma visita orientada na empresa Karsten.

 

 

Visita_universitarios-Insbruck-Austria_24-02-15_02

Na FURB

O grupo foi recepcionado na segunda-feira (22/02/16) pela manhã pelo reitor da FURB, João Natel Pollonio Machado, que os recebeu no Auditório da Biblioteca. Também estavam presentes o cônsul honorário da Áustria, Mauro Kirsten; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da FURB, Alexander Christian Vibrans; também o professor David Bisland da Coordenadoria de Relações Internacionais e o professor Jürgen Andreaus, coordenador do Mestrado em Química, que fez doutorado na Áustria.

Durante a passagem pela FURB, o grupo de visitantes recebeu informações importantes em duas exposições. Uma do professor do Curso de Ciências Econômicas, Nazareno Loffi Schmoeller, que falou sobre a realidade socioeconômica e outra com o professor do PPGDR, Marcos Antônio Mattedi que abordou a situação ambiental de Blumenau e região. “Esta visita é uma grande oportunidade que se abre para uma nova possibilidade de intercâmbio”, comentou o professor Ivo Theis.

A visita do grupo ainda incluiu passagem por São Paulo e Rio Grande do Sul.

Texto: Giovana Pietrzacka | Foto(s): CRI | via FURB