Texto: Felipe Rodrigues | via PMB | Foto: Luciano Bernz
A 32ª edição da Oktoberfest Blumenau, que aconteceu de 7 a 25 de outubro, terminou com sucesso absoluto. O visitante que prestigiou a festa teve à disposição quase 80 pratos típicos, grande quantidade e estilos de chopes, além da tradicional música alemã, retratada por 52 bandas do Brasil e da Alemanha, além dos grupos folclóricos. Segundo a organização da festa, a reformulação da gastronomia, mudança da cervejaria oficial e ações tomadas pelo Parque Vila Germânica resultaram no aumento da qualidade do evento.
“Desde 2013 buscamos bater recordes de qualidade na Oktoberfest e a gastronomia e a bebida foram focos relevantes desse processo”, destaca o presidente do Parque Vila Germânica e Secretário de Turismo, Ricardo Stodieck. Há dois anos, a organização, de forma inédita, incluiu no edital de licitação da cervejaria oficial que pelo menos 20% do chope comercializado deve estar dentro da Lei de Pureza Alemã, promulgada em 1516, que institui que as cervejas devem ser fabricadas utilizando água, malte de cevada e lúpulo. A meta foi amplamente superada este ano e 70,65% dos chopes comercializados estão dentro da recomendação.
Os números fazem parte do levantamento divulgado nesta quarta-feira, dia 4, pela organização da Oktoberfest. Este ano, foram consumidos 599.622 mil litros de chope, 4,5% a mais do que em 2014, quando 573.361 mil litros foram comercializados. Outro destaques desta edição ficou para o consumo de chopes do estilo pilsen da cervejaria oficial Eisenbahn e da Bierland, Das Bier, Container e Wunder Bier que aumentaram mais de 126% em relação ao ano passado. Os chopes especiais, que custavam R$ 8, também registraram acréscimo, porém de 35%.
A gastronomia da festa também registrou números positivos. A reformulação do cardápio e o aumento de opções resultaram em dados favoráveis para a organização. De acordo com o levantamento, foram consumidos 340.446 mil pratos, 11,02% a mais se comparado com 2014, quando foram vendidos 306.658 mil. Os números são ainda mais expressivos se comparados a 2013, quando 289.814 mil pratos foram consumidos pelos oktoberfesteiros.
Os destaques do relatório ficam por conta da bratwurst, que registrou acréscimo de venda de 41,22%, do bretzel, que em seu segundo ano de Oktoberfest registrou aumento de 600,66% no volume de vendas com relação a 2014. Outro grande destaque da festa foram os doces. O Apfelstrudel teve aumento de consumo de 106,78%. Já o waffel, que estreou na festa, vendeu 13.862 unidades, ficando em 5º lugar na lista das comidas mais vendidas da Oktoberfest.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), responsável pela produção e venda dos doces durante a festa e também pela consultoria na transformação da gastronomia, explica que os pratos doces passaram por uma remodelação. Pesquisas foram feitas em Blumenau e na Alemanha como forma de buscar o melhor sabor e a melhor apresentação.
O foco na qualidade tomado pela organização da Oktoberfest é um case de sucesso. Prova disso é o prêmio de Top de Marketing e Vendas da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-SC), o qual a festa mais alemã da América do Sul receberá em dezembro.
Nesta edição, a festa recebeu 473.196 mil pessoas, 3,10% a mais que em 2014, quando 458.550 oktoberfesteiros estiveram no Parque Vila Germânica. A quantidade de visitantes só não foi maior em função do mau tempo, já que choveu 12 dos 19 dias de programação. “Acreditamos que quase 80 mil pessoas deixaram de prestigiar a festa em função da chuva, mesmo assim o número de visitantes agradou”, conta Stodieck. Os dados financeiros da festa, como lucro e despesas, ainda será apresentado em um segundo momento.
Os pratos mais vendidos da festa
- Batata Recheada – 73.664 unidades
- Espetinho – 31.362 unidades
- Bratwurst – 20.647 unidades
- Cachorro Quente – 20.563 unidades
- Waffel – 13.862 unidades
- Hambúrguer de Pato – 12.668 unidades
- Pastel – 12.278 unidades
- Buffet – 11.282 unidades
- Bretzel – 10.538 unidades
- Currywurst – 9.876 unidades