Vigilância Epidemiológica tem nove novos casos de pacientes suspeitos de estarem com o vírus H1N1

virus_H1N1Até o final da manhã desta quinta-feira (31/3/16, a Vigilância Epidemiológica de Blumenau contabilizava nove novos casos de pacientes suspeitos de estarem com a o vírus H1N1, causador da gripe A. Ao todo, 17 pacientes aguardam resultados dos exames, que são coletados enquanto o paciente está hospitalizado. As amostras são enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública, o Lacen, em Florianópolis.

Em Blumenau, 12 pessoas tiveram a confirmação da gripe A e duas faleceram no último final de semana em decorrência da doença. As outras dez seguem internadas, sendo três casos mais graves em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

A campanha de vacinação deve ser antecipada para todo o Estado de Santa Catarina. O Ministério da Saúde começará a enviar as doses da vacina na próxima semana e a previsão é de que haja antecipação de cinco dias na campanha, programada inicialmente para 30 de abril.

Enquanto a vacina não chega, a prevenção ainda é a melhor forma de evitar contrair o vírus. As pessoas devem evitar lugares fechados e lavar as mãos constantemente com água e sabão, além de seguir outras indicações da etiqueta da tosse.

Segundo protocolo da Organização Mundial de Saúde, os grupos priorizados para receber a imunização são crianças menores de cinco anos, trabalhadores da área da saúde, gestantes e puérperas, idosos, indígenas aldeados e pacientes portadores de duas ou mais doenças.

Texto: Marília Prado | Prefeitura Municipal de Blumenau