O Corpo de Bombeiros Voluntários foi informado às 20h31 desta segunda-feira (19/02/2024) por populares de que havia um vazamento de gás em uma empresa de cristais localizada na Rua Arnoldo Hass, no Centro de Pomerode (SC). De acordo com o relato, além do odor característico, foi identificado um forte ruído na Central de Gás do estabelecimento.
Uma guarnição foi enviada ao local para confirmar a ocorrência. O espaço armazena até 12 toneladas de gás liquefeito de petróleo (GLP), distribuídas em 24 reservatórios. A primeira medida adotada foi isolar a área em um raio de 100 metros, incluindo o fechamento do trânsito na rotatória da Rua dos Atiradores e na rotatória do relógio.
Em seguida, os bombeiros acessaram as instalações da empresa utilizando equipamentos de proteção respiratória de pressão positiva. A equipe isolou e fechou 18 dos 24 reservatórios, os quais estavam divididos em 4 células, contendo 6 reservatórios em cada célula. O vazamento estava concentrado em 6 reservatórios, e a empresa responsável pelo fornecimento do GLP foi acionada. Uma equipe técnica foi enviada de Itajaí para solucionar o problema.
Enquanto isso, os bombeiros ventilaram a estrutura utilizando um ventilador de pressão positiva para evitar o acúmulo do gás inflamável. Com a chegada da equipe da empresa de Itajaí, um dos técnicos acessou o local do vazamento equipado com todo o equipamento de proteção necessário.
Os bombeiros aplicaram uma névoa de água para proporcionar uma camada adicional de segurança ao profissional. Os seis reservatórios foram fechados manualmente, e a operação foi concluída às 22h55. A equipe identificou que houve uma falha em uma das conexões, ocasionando o problema.