Quantas vezes você já passou na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, e encantado por um prédio, ficou pensando sobre a história por trás dele. Talvez até seu filho ou filha, tenha perguntado quando voltavam da escola. Agora ficou muito fácil, seja na frente da construção através de um QR-Code ou simplesmente acessando um site.
A Praça Dr. Blumenau (esquina da Rua XV com a Nereu Ramos) foi escolhida para lançar na manhã desta terça-feira (23/08/22) o projeto Trilhas do Patrimônio. Foi o resultado de uma parceria entre o Sindilojas Blumenau, o Sebrae/SC, a Prefeitura de Blumenau e o Convention & Visitors Bureau Blumenau e Vale Europeu integra cultura, patrimônio e comércio em uma das principais regiões da cidade.
Os trabalhos duraram cerca de um ano, com pesquisas, mapeamentos e levantamento de dados para traduzir todo o significado da história, da cultura e os impactos da movimentação da principal região do comércio na economia local, no cotidiano do blumenauense e como atrativo turístico para a cidade.
A ideia do projeto é explorar o potencial da cultura e da história da cidade presente no centro comercial. O roteiro propõe uma caminhada pela região, que tem 56 patrimônios identificados com placas interativas: os QR Codes direcionam para as informações sobre a construção no site, onde também é possível baixar o guia digital, completando a trilha com uma experiência real-virtual. Outra atração da plataforma digital é que há campos para que o visitante possa contribuir com o projeto, caso tenha fotos ou informações adicionais sobre as construções. O site pode ser acessado através do endereço www.trilhasdopatrimonio.com.br.
“A cultura europeia, o legado e as tradições que os colonizadores – e também empreendedores – deixaram como herança está muito enraizada na região central de Blumenau. Então o projeto Trilhas do Patrimônio – Centro Histórico vem para deixar essas marcas mais visíveis tanto para moradores quanto para os turistas. É uma iniciativa de integração e colaboração entre negócios, cultura e turismo”, destaca Aloísio Salomon, analista técnico do Sebrae Vale, que foi o responsável pelo desenvolvimento técnico da iniciativa.
A valorização dos prédios e monumentos que compõem o patrimônio arquitetônico do centro é um dos grandes atrativos da Trilha, que também reforça as cadeias produtivas da região e fortalece os empreendedores do comércio local. “A Trilha do Patrimônio Histórico do Centro é um marco para os comerciantes e lojistas da rua XV de Novembro a adjacências. Oferecer esse tipo de informação ao consumidor e envolvê-lo na história é uma forma de incentivá-lo a contribuir com a movimentação econômica, com um roteiro que inclui compras, serviços e gastronomia em um rico contexto histórico”, afirma Emílio Schramm, presidente do Sindilojas.
A prefeita em exercício de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, complementa: “Fomentar a cultura e valorizar nossa história, gerando oportunidades para novos negócios. Este é o objetivo da Trilha, que é mais um passo para o reposicionamento turístico de Blumenau, que conta com diversas ações como a Praça Dr. Blumenau, a revitalização da Prainha e do Museu da Cerveja e a construção da Rosenplatz ”.
Para Develon Rocha, presidente do Convention & Visitors Bureau Blumenau e Vale Europeu, “a marca desenvolvida para o projeto e o design gráfico que acompanha a Trilha mostra a união de esforços para que o projeto fosse concretizado. O conceito de oferecer ao visitante, seja local ou turista, uma experiência de conteúdo aliada a imagens, uso digital e sinalização interpretativa ainda é pouco explorada no Brasil. Então mais uma vez temos Blumenau inovando”.
Confira as entrevistas: