Vídeo: resgate em mata fechada mobiliza bombeiros e helicópteros em Ilhota (SC)

As duas vítimas sofreram uma queda durante uma trilha no Morro do Baú na manhã deste sábado (22/06).

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de SC

Uma operação de busca e resgate foi realizada neste sábado (22/06/24), em Ilhota (SC), para socorrer as vítimas de uma queda durante uma trilha em uma região íngreme e de difícil acesso. A ação contou com a participação dos helicópteros Arcanjo 01 e Arcanjo 03 e do Corpo de Bombeiros Militar de Luiz Alves (SC) e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota.

A operação começou por volta das 10h15, quando os bombeiros do município foram informados sobre duas pessoas feridas em uma área de mata muito fechada no Morro do Baú, no município de Ilhota (SC).

Devido à dificuldade de visualização e acesso aéreo, o Arcanjo 03 fez um sobrevoo na região, mas teve problemas para encontrar as vítimas. Enquanto isso, uma equipe terrestre dos bombeiros voluntários iniciou a caminhada por cerca de 3 km, o que levou aproximadamente três horas.

Por volta das 16h30 ela conseguiu encontrar as vítimas. O homem de 41 anos, apresentava suspeita de fratura na perna, já a situação da mulher de 56 anos, era mais grave, já que não tinha movimento nas pernas e estava com muita dor na região lombar, sugerindo uma possível lesão medular. A equipe terrestre estabilizou a situação e tentou acalmá-losaté a chegada dos reforços.

O Arcanjo 03 foi essencial para o sucesso da operação, transportando outra equipe por via aérea com equipamentos adicionais. Para facilitar o acesso, uma clareira foi aberta com o uso de uma motosserra, permitindo a aproximação da aeronave e a retirada segura dos feridos.

As vítimas, moradores de Balneário Camboriú (SC), foram levadas para um local seguro, onde primeiro passaram por avaliação médica. Depois foram encaminhadas ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí (SC).

A rápida mobilização e a integração das equipes foram cruciais para o resgate eficiente, superando os desafios impostos pelo terreno difícil e pela vegetação densa do Morro do Baú.