A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 30 filhotes de tartaruga da espécie tigre d’água que estavam em uma caixa de papelão no banco traseiro de um automóvel Ford KA com placas de São Paulo (SP). O fato aconteceu na manhã desta quarta-feira (15/02/23) na BR-101, em Itapema (SC).
O motorista de 32 anos, disse que ganhou os animais “de presente” no Rio Grande do Sul e os levaria para o sítio da família em São Paulo. No entanto, há a suspeita de que na verdade os filhotes seriam comercializados.
A Polícia Militar Ambiental compareceu ao local, recolheu as tartarugas e vai instaurar um processo administrativo para apurar o crime de apanhar e transportar espécimes da flora silvestre sem autorização dos órgãos ambientais.
É o segundo caso recente em que esses animais também conhecidos como cágados (tartarugas de água doce) são flagrados dentro um carro na região Sul. No dia 8 de fevereiro, o motorista de uma camionete VW Amarok foi flagrado BR-101 com 30 mil tartarugas da mesma espécie quando passava na frente da Unidade Operacional da PRF em Torres (RS).