As chuvas das últimas horas têm causado diversos alagamentos, deslizamentos, quedas de muro e de árvores em Blumenau e toda região do Vale do Itajaí. Entre sábado e o início da noite desta quarta-feira (26 e 30/11/22), a Defesa Civil já tinha atendido 111 ocorrências, a maioria no bairro Itoupava Central. O caso mais grave foi na Rua Epitácio Werner, onde duas casas foram atingidas e as famílias tiveram que ser realocadas.
Alguns vídeos que circulam nas redes sociais mostram como está a situação no município. No bairro Itoupava Central, parte de uma construção cedeu com a instabilidade do solo. A propriedade fica na região do Loteamento ISA.
No final da Rua Frederico Jensen, próximo à subida para a Rua Vale do Selke, no bairro Itoupavazinha, havia um alagamento com quase um metro de altura. Um vídeo mostra alagamento também no início da Rua Philipp Bauler, na mesma região.
No distrito da Vila Itoupava, ocorreu um alagamento na Rua Hermann Hein, na frente da Sociedade Serrinha. Na subida da SC-108, caiu uma barreira na pista sentido Massaranduba. A equipe da Intendência do distrito tem sido muito rápida para resolver as ocorrências.
De acordo com a medição do sistema online do AlertaBlu das 15h45, somente as estações Itoupavazinha (102 mm); Itoupava Central (98,8 mm); Fidelis (76,2 mm); Tatutiba (63 mm) e Vila Itoupava (48,2 mm), somaram 388,2 mm de chuva nas últimas 24 horas. É muita água em pouco tempo para uma mesma região.
O nível do Rio Itajaí-Açu voltou a subiu 93 cm desde à meia-noite e na medição das 16h desta quarta (30) estava em 4,20 metros. A situação das barragens de Taió e Ituporanga continua tranquila, com apenas uma (Taió) das 11 comportas fechada.
O tempo só volta a ficar estável no sábado (3/12), quando o dia começa com sol em meio a variação de nuvens. Essa condição colabora com a rápida elevação da temperatura e causa sensação de calor e abafamento a tarde. Essa disponibilidade de calor e umidade, favorece a ocorrência para pancadas isoladas de chuva acompanhadas de trovoadas.